Papo nas Estrelas

Um bate papo sobre Ficção Científica! | Séries de TV | Filmes | Livros | Quadrinhos | Vídeogames |

Duna (2020) – Análise do Trailer – Frame a Frame!

Duna (2020) – Análise do Trailer – Frame a Frame!

O trailer da nova versão cinematográfica de baseada na obra de Frank Herbert, Duna, foi liberado na internet finalmente podemos fazer uma análise pela primeira vez para a obra de Denis Villeneuve e seu elenco estelar. Vamos analisar o trailer de Duna e mostrar o que cada uma das imagens que nos foram mostradas realmente significam.

Fiz também um video em nosso canal do Youtube, com minha reação e primeiras impressões e análise do trailer de Duna. O vídeo pode ser visto aqui:

Duna (2020) – Análise do Trailer:

Caso previra, assista a Análise do Trailer em nosso canal!

Análise do Trailer de Duna (2020) em vídeo

Análise “Frame a Frame” do Trailer

Aqui vamos olhar para cada referência encontrada no trailer.

O Teste do Gom Jabbar

“O que tem na caixa?”
“Dor”

Paul Atreides e Reverenda Matre Gaius Hellen Mohiam
Duna Análise do Trailer
O teste do Gom Jabbar

O Gom Jabbar, também conhecido como “o inimigo destro“, era uma agulha envenenada com metacianeto que ficava em um dedal e, portanto, podia ser fixada na ponta do dedo de uma pessoa.

As Bene Gesserit também fizeram uso extensivo do Gom Jabbar, especialmente quando testaram a humanidade de certos indivíduos. Em tais circunstâncias, o dispositivo foi colocado contra o pescoço do sujeito e atuou como um impedimento para que ele desistisse do teste. Tal método foi usado pela Reverenda Madre Gaius Helen Mohiam contra Paul Atreides antes de sua chegada a Arrakis.

O teste Gom Jabbar serve para determinar se a consciência de um indivíduo era mais forte do que seus instintos. Se a percepção deles da presença do Gom Jabbar fosse forte o suficiente, isso anularia seus instintos de desistir do teste, que geralmente envolvia grande dor física.

Palácio de Arrakeen

Duna Análise do Trailer
Paul e Lady Jessica – Tomada do Palácio de Arrakeen

Aqui é bem provável que estejamos vendo a tomada do Palacio de Arrakeen pelos Harkonnen

Armadura Corporal

A Armadura Corporal é finalmente revelada, e podemos ver que ela “brilha azul” quando rebate os golpes, mas “brilha vermelha” quando a “lâmina lenta” a penetra. Podemos ver também Duncan Idaho enfrentando alguns soldados Sardaukar disfarçados de soldados Harkonnen.

Stilgar e o Traje Destilador

Duna Análise do Trailer
Stilgar (Javier Barden)

Apesar de algumas críticas em relação ao design do Traje Destilador que encontrei na internet, ele me parece representar bem a dificuldade que é manter a umidade do corpo. Não só temos o “plug nasal” como uma máscara que cobre a boca. Neste imagem podemos ver Stilgar, que será interpretado por Javier Barden,

Glossu Rabban, A Besta

Ele herdou a tendência Harkonnen para o sadismo e a crueldade, mas não a astúcia. Rabban era mais conhecido por seu governo tirânico e extremamente ineficaz de Arrakis durante o feudo Harkonnen de Arrakis. Rabban ganhou o apelido de “Besta” quando matou seu pai, Abulurd Harkonnen.

Aqui podemos ver como a aparência dos Harkonnen tem um ar “não humano”. Representando o desenvolvimento de outro planeta, “Geidi Prime”. Geidi Prime é tão poluído que praticamente nenhuma luz chega a superfície do planeta. Esta aparência não humana também é interessante para representar o quanto distante da “humanidade pessoal” já ficou para trás.

Barão Vladimir Harkonnen

O Barão Vladimir Harkonnen era originalmente um homem alto e musculoso, com cabelos ruivos dourados na ponta. Ele se tornou tão obeso mórbido que precisava de suspensores atrelados à sua carne para andar. Ele tinha olhos negros como aranha, bochechas como dois montes angelicais, lábios protuberantes e bochechas arqueadas.

O Barão Vladimir Harkonnen, pouco aparece no trailer. Mesmo nos mostrando o Barão, ainda não conseguimos ver ao certo como ele é. Só sabemos que sua única frase no trailer, “Mate-os”, é o bastante para nos mostrar o quanto implacável e grotesco ele será. Exatamente como tem que ser.

Depois temos o Barão saindo de uma “piscina de piche”, que não é claro o que é. Talvez uma piscina de Especiaria?

Os Olhos de Ibad

Olhos de Ibad é o que os Fremen chamam de olhos “azuis dentro do azul“, o resultado do vício em Especiaria.

Duna Análise do Trailer
Chani e os Olhos de Ibad

Pela primeira vez temos uma interpretação visual acurada do azul dentro de azul. Nas outras versões os olhos pareciam lanternas, brilhando para “fora do olho“, como um brilho, e não este infinito para “dentro do olho“, como nos é mostrado no livro.

“Meu dever é a força da tribo”, disse Stilgar. “Esse é o meu único dever. Não preciso que ninguém me lembre disso. Este homem-criança me interessa. Ele é carnudo. Ele viveu de muita água. Ele viveu longe do pai sol. Ele não tem o olhos do Ibad. No entanto, ele não fala ou age como um fraco das panelas. Nem seu pai. Como pode ser isso? “

Stilgar, a respeiro de Paul

Ornitopteros

Aqui podemos ver os “Topteros”, e de cara vemos que são são “aeronaves genérias da ficção científica”. Eles tem um design único deles, lembrando “libélulas”, e se movimentam de maneira singular.Bem interessante.

Análise da Escala de Duna (trailer)

Denis Villeneuve de certo nos entregará um filme grandioso. Grandioso não só em sua capacidade repedidas vezes comprovada de direção, mas também no bom e velho “tamanho”! Esta escala de filme não costuma ser visto em “filmes de ficção científica“, ficando quase exclusivo a “filmes da Marvel e da Disney“. Para quem acompanhava os bastidores de cinema à quase 20 anos, sabe que estas cenas causam o mesmo impacto que causaram as primeiras cenas dos filmes de “O Senhos dos Anéis“. Outro livro que era considerado “infilmável“.

Duna (2020) – O que você encontrou no Trailer?

Encontrou alguma curiosidade no trailer de Duna (2020)? Nos ajude colocando nos comentários a sua análise do trailer!

Newton Uzeda

Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.

Concorda conosco ou erramos em algo?