Papo nas Estrelas

Um bate papo sobre Ficção Científica! | Séries de TV | Filmes | Livros | Quadrinhos | Vídeogames |

Pare tudo e vá assistir Babylon 5!

Pare tudo e vá assistir Babylon 5!

Alguns dos motivos pelos quais você tem que parar tudo que está fazendo e assistir Babylon 5!

Muito já foi falado sobre Star Trek ou Stargate como as GRANDES SÉRIES de Ficção Científica da televisão, mas agora é hora de falarmos sobre uma série, um pouco menos conhecida, mas igualmente grandiosa em sua construção de mundo: BABYLON 5!

Babylon 5 é uma Space Opera Épica com pitadas de Hard Sci-fi, criada por J. Michael Straczinsky que esteve no ar entre 1994 e 1998 e deveria estar na lista de séries preferidas de todo fã de Ficção Científica. Para demonstrar o porque, aqui vão alguns dos motivos pelos quais você tem que parar tudo que está fazendo e assistir Babylon 5

Um Universo Vivo!

Um dos pontos mais importantes para gerarmos a sensação que a história sendo contada é real é uma “Construção de Mundo” sólida. A melhor maneira de atingir este objetivo é transmitir que existe uma história que nos trouxe até aqui. Existem muitos eventos importantes que aconteceram antes da fatia histórica que estamos presenciando, e diversos que acontecerão após a série acabar.

O Universo de Babylon 5 é incrivelmente bem desenvolvido. Começando no ano de 2258, a humanidade ainda está se reerguendo de uma devastadora guerra contra uma poderosa raça alienígena, os Minbari. Na tentativa de evitar tais conflitos, o Projeto Babylon foi criado para dar a diversas raças alienígenas um terreno neutro onde possam resolver suas diferenças pacificamente. Mas é claro que nada é tão simples.

A História começa com a fundação da última das Estações Babylon, 10 anos após a guerra Terra / Minbari. As 3 primeiras estações foram destruídas, e a quarta simplesmente desapareceu, o que torna Babylon 5 a última chance para a Paz.

A estação espacial conta com um conselho formado pelos embaixadores das 5 principais espécies e pela Liga dos Planetas Não-Alinhados, representando as espécies menores. A Aliança Terrestre, é acompanhada pelos embaixadores das quatro grandes potências, a República Centauri, o Regime Narn, a Federação Minbari e o Império Vorlon.

Todas as espécies alienígenas tem uma linha evolutiva pré estabelecida, que nos informa o quão antiga cada espécie é, a quanto tempo estão explorando o espaço, suas crenças religiosas e o seu nível tecnológico.

Algo que não é tão cuidado em outras séries de Ficção Científica, é o equilíbrio do desenvolvimento entre as espécies. O nível tecnológico de todo mundo é muito próximo, e em muitas vezes, igual. Mas não em Babylon 5!

As naves da Aliança Terrestre podem enfrentar os Drazis, Narn ou os Centauri, mas contra os Minbari nós não temos praticamente chance nenhuma. E qualquer um, contra os Vorlon… Pode se considerar morto.

Outro ponto que torna esta série única são os alienígenas! Todas as espécies são diferentes e interessantes, com características físicas e culturais bem distintas e memoráveis. Os Centauri são Napoleões Espaciais com Penteado de Pavão, os Minbari tem ossos para fora de seus Crânios, os Narn são os Lagartos mais incríveis que já vimos na televisão, e os Gorn que me perdoem. Sério, o Design dos Narn é tão realista que posso facilmente imaginar-nos encontrando uma espécie parecida com eles em nosso futuro. Ah!, e os Vorlon são tão diferentes de tudo, que ninguém nunca os viu fora de seus Trajes Espaciais, que aqui são chamados de “Encounter Suits”. Algo como “Trajes de Encontro”.

Falando nisso, nem todos os alienígenas vivem nas mesmas condições atmosféricas que nós, então a a estação tem a capacidade de criar ambientes específicos para as necessidades de cada espécie, incluindo gravidades diferentes, mediante a mudança da rotação de determinadas sessões da estação.

Personagens Inesquecíveis e Grandes Arcos Narrativos!

Babylon 5 possui um vasto panteão de personagens interessantes e carismáticos. Todos com suas histórias particulares e interesses exclusivos.
Começando com os personagens da Aliança Terreste, como o Comandante Sinclair, Capitão Sheridan, Suzan Ivanova, Michael Garibaldi, Dr. Stephen Franklin… E os Embaixadores das outras espécies, G’Kar, Londo Molari, Delenn e o misterioso Kosh. Sem contar os personagens de apoio e auxiliares dos embaixadores como Vir Cotto, Na’Toth e Lennier.

Cada um desses personagens é bem atuado e muito bem escrito. Todos com um passado intrigante, revelações embasbacadoras e personalidades magnéticas. E sendo tão diferentes e únicos, grande parte dos personagens esta constantemente trocando de alianças. Um grande aliado na primeira temporada, pode ser um feroz inimigo lá pela quarta temporada, enquanto um outro personagem toma o posto de aliado.

Como G’Kar diz logo no começo da Primeira Temporada, que se chama “Sinais e Presságios”, porque em Babylon 5 as temporadas tem títulos: “Aqui Ninguém é o que Parece“. E mesmo que fosse, isso pode mudar a qualquer momento.

Enquanto temos exemplos de “heróis clássicos” nas mãos de Sinclair e Sheridan, ou aqueles mais modernos como Ivanova e Garibaldi, que são heróis da barra pesada e de pensamento rápido. Kosh e Delenn como o sábios misteriosos, e G’Kar que vai do vilanesco a um grande líder, hora político hora espiritual. E Londo… Ah, Londo é meu favorito! Londo é uma figura tão tragicômica que é quase Shakesperiana!

Eles não são Heróis Espaciais ou Vilões Malignos. São pessoas complexas com uma infinidade de camadas, que comemoram vitórias impossíveis e sofrem com traições inesperadas. Enfrentam a morte de um ente querido ao mesmo tempo que pulam de felicidade pela vitória de um amigo. De uma maneira ou de outra, você estará investido emocionalmente com cada um deles!

Londo e G’Kar

A série foi escrita com um plano de cinco anos que, assim que começa a dar frutos, simplesmente não para mais. Pouquíssimas séries de TV chegam perto da Babylon 5 em sua disposição para alterar os relacionamentos centrais de seus personagens e seus níveis de erros trágicos, resgates parciais e destinos Shakesperianos inescapáveis. O Embaixador Londo Mollari representa isso de forma ímpar. Inicialmente, o personagem mais ridículo da série, graças a seu cabelo bizarro e nome genérico de ficção científica, Londo se tornou a alma da série em pouco tempo, e o ator Peter Jurasik domina o personagem imediatamente, com interpretações memoráveis, nos mostrando o humor e as falhas de Londo, mesmo nos episódios iniciais.

Enquanto isso seu rival, G’Kar, igualmente interpretado de forma brilhante por Andreas Katsulas, que começou como um vilão de desenho animado, adquirindo lentamente profundidade e com picos em grandes mudanças dramáticas. A história levou esses dois personagens a trocarem de lugar: o agressor se tornou a vítima; a vítima transcendeu a dor; rivalidade tornou-se amizade. Tudo isso foi prefigurado, de forma surpreendente explicável.

Narrativa Épica!

O pessoal costuma ficar impressionado com a inter-conectividade narrativa de universos cinematográficos modernos e maravilhados com grandes arcos de história que se estendem por diversas temporadas. Mas saiba que isso é peixe pequeno perto da força narrativa de Straczinsky. Sem contar que não aconteceriam sem que Babylon 5 tivesse feito antes.

Olhando em retrospecto para a série, é inacreditável a quantidade de informação que foi mapeada previamente. Você está, sem perceber, assistindo a uma vasta e magnífica história se desenrolando diante de seus olhos! Um episódio estranho da primeira temporada, acaba por só fazer sentido devido a um episódio da terceira temporada.

Assistir Babylon 5 é se deliciar com uma série recheada desses arcos levados em banho Maria, que acabam por causar grandes mudanças no andamento da série, geralmente concluídos de forma devastadora.

Foi assim que a série se tornou tão compulsivamente assistível: toda a construção de mundo, os diferentes personagens e suas facções, todo o tempo gasto construindo este Castelo de Areia daquilo que é esperado da televisão, tudo isso é derrubado, desconstruído e reconstruído. Tudo fazendo sentido como parte de uma narrativa coerente maior.

Babylon 5 pode arruinar e reconstruir todos os grandes planetas do seu universo, alterar de forma dramática ou sutil os motivos de todos os seus personagens principais, mas essas mudanças nunca parecem ser apenas acrobacias ou maquiagens de roteiro. Babylon 5 é grandiosa porque seus movimentos são orgânicos. Por sua sutileza ela é esperta e magnífica enquanto, por outro lado, sua falta de sutileza permite que ela funcione em um nível arquetípico.

Batalhas Espaciais

Um dos principais motivos que atraem pessoas para a Ficção Científica, são as Batalhas Espaciais. Para cada arco de história bem desenvolvido e para cada personagem inesquecível, Babylon 5 entrega uma épica batalha espacial!

Babylon, repetidas vezes nos presenteou com batalhas mais emocionantes que Star Trek, Battlestar Galactica e Stargate! Elas são consistentemente bem dirigidas, editadas e coreografadas. Tudo isso enquanto nos entrega movimentações espaciais com física realista!

Motivos Extras!

Se tudo isso não for o bastante para te convencer a assistir Babylon 5, aqui vão mais algumas informações rápidas. A série conta com a constante consultoria de Harlan Ellison, a incrível música de Christopher Franke e uma fortíssima influencia não admitida de O Senhor dos Anéis em sua estrutura narrativa. Ah, eu comentei que Jornada nas Estrelas teria copiado Babylon 5 para criar sua própria estação espacial, a Deep Space 9?

Assistir Babylon 5 é assistir uma Narrativa de Ficção Científica Épica em sua melhor forma! Um rico universo habitado por ricos personagens, longos arcos de história com dramas impactantes pareados somente pelas destruidoras Batalhas Espaciais.

O Ano é 2258, e é por isso que você tem que PARAR TUDO e assistir Babylon 5!

Onde Assistir Babylon 5?

Atualização de 29/01/2021

Se você leu até aqui, posso assumir que neste momento está se perguntando “Onde assistir Babylon 5?“. Por muito tempo Babylon 5 ficou ausente das grandes emissoras de televisão, fazendo com que os fãs ficassem dependentes os Boxes de DVDs que foram lançados no início da década de 2000.

Mas não mais! Recentemente J. Michael Straczynski em pessoa revelou em seu Twitter que a série está disponível no serviço de streaming da HBO Max, em uma versão remasterizada em HD!

Para quem ainda não ouviu a notícia, BABYLON 5 começou a transmitir no HBO Max. Esta é a primeira vez que o programa está disponível em uma plataforma importante em muitos anos, e nós que o fizemos estamos felizes em ver B5 finalmente disponível para milhões de pessoas que talvez nunca o tenham visto.

E seguindo o fio deste tweet, ele ainda adiciona:

E para não enterrar a outra parte importante: as versões do HBO Max são a iteração feita mais recentemente que está na proporção de aspecto 4: 3 original e foi significativamente melhorada e voltou à sua clareza original. Cores, CGi, detalhes, tudo parece incrivelmente melhor.

Para saber como ficou a versão remasterizada, dê uma olhada no vídeo abaixo!

https://www.youtube.com/watch?v=l4HS5K3MdMY&feature=youtu.be
Assista Babylon 5 na HBO Max!

Newton Uzeda

Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.

4 comentários sobre “Pare tudo e vá assistir Babylon 5!

  1. Excelente texto sobre a série. Sou sxuper fã de Babylon 5 e digo que o texto não poderia ter sido melhor. Parabéns.

Concorda conosco ou erramos em algo?