Papo nas Estrelas

Um bate papo sobre Ficção Científica! | Séries de TV | Filmes | Livros | Quadrinhos | Vídeogames |

Star Trek: Discovery – Temporada 3 (Ep. 4) | Não me Esqueça [Forget Me Not] (Review)

Star Trek: Discovery – Temporada 3 (Ep. 4) | Não me Esqueça [Forget Me Not] (Review)

Não me Esqueça” é o Quarto Episódio da Terceira Temporada de Star Trek: Discovery.

Burnham e Adira visitam o planeta natal Trill afim de conseguirem fortalecer o vínculo de Adira com o Almirante Senna Tal. Saru se esforça para levantar a moral e os ânimos da tripulação, quando acaba se deparando com algo estranho nos computadores da Discovery

Resumo do Episódio

Star Trek Discovery s03e04 poster
Star Trek: Discovery – Não Me Esqueça (Poster)

A USS Discovery flutua no espaço enquanto drones DOT-7 reparam a nave. O Dr. Hugh Culber conduz exames à tripulação, que ainda está processando o salto no tempo. Ele os acha fisicamente bem, mas psicologicamente estressados. Em uma entrada de registro de narração, ele observa que o objetivo da nave de procurar os membros restantes da Federação forneceu motivação para alguns membros da tripulação, enquanto deixou outros isolados. Ele se oferece para falar com a Tenente Keyla Detmer, que está sofrendo mais do que muitos tripulantes, mas ela recusa.

Adira passa por exames médicos na tentativa de recuperar suas memórias do simbionte Tal. Culber e a Dra. Tracy Pollard descobrem que o simbionte envolve o coração de Adira, que ela diz ser para protegê-la. Ela não se lembra de nada de sua vida antes da união; notando que ela pode se lembrar de como falar sete línguas e fazer Bajoran hasperat, mas sua memória mais antiga é estar em uma cápsula de fuga antes de ser resgatada pela Força de Defesa da Terra Unida. Culber sugere que eles viajem para Trill para buscar a ajuda de especialistas no simbionte, e Adira concorda.

Ato 1

Usando o Motor de Esporos, a Discovery salta para Trill e entra em alerta amarelo, cauteloso após sua recepção na Terra. Eles abrem um canal para o planeta e recebem uma resposta holográfica do Comissário Vos, que diz que a população Trill foi dizimada pela Queima e está ansiosa para encontrar um simbionte que retorna. Capitão Saru diz que enviará o anfitrião e um oficial médico ao planeta, embora ele não mencione que Adira é Humana, não Trill. Ele também cancela o alerta amarelo.

Na engenharia, Saru aborda Paul Stamets para discutir sua saúde – e mais amplamente, o risco representado por uma única pessoa capaz de operar a Motor de Esporos, especialmente com a escassez de dilithium da era. Stamets está na defensiva, observando que pesquisou o assunto por mais de uma década antes que a descoberta do tardígrado a bordo do USS Glenn permitisse que ele fizesse saltos controlados. Saru observa que houve mais de novecentos anos de desenvolvimento tecnológico desde então e que alternativas são necessárias no caso de Stamets ficar novamente incapacitado. A alferes Sylvia Tilly diz que está desenvolvendo uma nova interface para a unidade de esporos utilizando Matéria Escura, mas Stamets é imediatamente indiferente e diz a ela para não perder tempo.

Culber visita Burnham em seus aposentos enquanto analisa pistas sobre A Queima que ela coletou durante seu ano sozinha no futuro. Culber observa que sua sala de estar está agora mais decorada do que antes. Ele pede a Burnham que acompanhe Adira ao planeta para fornecer suporte emocional, uma vez que ela experimentou uma sensação semelhante de desorientação e perda. Culber descreve o crescimento pós-traumático, um meio pelo qual as pessoas podem crescer e evoluir após um evento difícil na vida, como quase morrer ou ficar isolado. Burnham teme que ela não seja capaz de desempenhar esse papel, mas a chama de “acumuladora de responsabilidades” que se concentra no trabalho em momentos de luta emocional.

Ao se aproximarem do Hangar das Naves Auxiliáres, Adira questiona por que Burnham a está acompanhando até Trill e decide ir sozinha. Porém, depois de alguns segundos, ela muda de ideia, dizendo que não deseja decepcionar ninguém. Embarcando na Nave Auxiliar 31, Adira também exorta Burnham, jocosamente, a não dizer nada “irritantemente inspirador“, com o que Burnham ri e concorda.

Na sala de espera do capitão, Culber entrega seu relatório a Saru; a tripulação é “fisicamente sólida“, mas não “saudável“. A tripulação está experimentando grande ansiedade devido às suas circunstâncias solitárias. Saru quer ajudar, mas os remédios típicos da Frota Estelar de dever e rotina podem não ser eficazes, diz Culber. Como a Discovery é desconhecido em 3189, a tripulação precisa se sentir conectada.

Em Trill, Burnham e Adira pousam e caminham por uma floresta exuberante onde peixes voadores saltam de lagoas. Eles encontram Vos, junto com o Guardião Xi e o Líder Pav, entre outros. Burnham se apresenta com Adira. Os Trill ficam confusos ao ver um hospedeiro que não seja Trill. Xi pede a Adira para “falar seus nomes“, mas ela só pode responder com “Adira”. O Trill se tornou hostil, já que as memórias não foram transferidas do simbionte para o hospedeiro. Vos observa que não há registro em mais de dois mil anos de uma união bem-sucedida entre um simbionte e uma espécie não-Trill e chama a união de Adira com Tal de uma abominação. Ele sugere extirpar o simbionte, embora Xi alerte que a separação forçada mataria o hospedeiro, alarmando Burnham. Xi se desculpa e explica que a sociedade Trill e a população de Trill que poderia se juntar foi devastada pela Queima e suas consequências, com a sobrevivência de sua cultura por meio da união em dúvida. Ele diz que os simbiontes se juntando aos Humanos podem ser uma solução para o problema deles. Pav decide que eles não removerão o simbionte à força, mas concorda com Vos que a união é uma aberração. Ela ordena que Adira e Burnham deixem o planeta imediatamente.

Ato 2

Enquanto Burnham e Adira se afastam da reunião em direção à nave, eles são abordados por Vos e dois homens com armas brancas. Eles se preparam para matar Adira para recuperar o simbionte, mas Burnham puxa um phaser e atordoa os dois guardas. Vos se recusa a dizer a ela onde encontrar as Cavernas de Mak’ala, e Burnham o atordoa também, o que Adira observa que não é protocolo da Federação. Xi se aproxima e se oferece para mostrar as cavernas.

Abordo da Discovery, Saru consulta o computador para saber como “curar tripulação“. A voz do computador muda e ele ri. Recomenda comédias de filmes mudos de Charlie Chaplin e Buster Keaton. Saru, perplexo, ordena que faça um diagnóstico de nível 10, mas o computador responde que está totalmente operacional. O computador também sugere dar uma noite de folga à tripulação ou convidá-los para uma refeição.

Em Trill, Xi leva Burnham e Adira às piscinas sagradas nas Cavernas de Mak’ala. Ele observa que, como lar ancestral dos simbiontes, é o lugar mais provável para eles se comunicarem com Adira, que diz que as cavernas parecem seguras. Adira pede a Burnham para dizer algo inspirador antes de entrar na piscina. Michael diz a ela para entrar “antes que alguém atire em nós“.

Saru oferece um jantar em sua sala de preparação. Ele anuncia que deu ao resto da tripulação a noite de folga e que o jantar para a tripulação da ponte será um ritual para “avaliar os entes queridos e o que todos nós realizamos juntos“. Ele lembra a tripulação da “pequena oração” que eles disseram antes de pularem para o futuro, “Sim“, embora Philippa Georgiou note que ela não deu esse voto. Eles brindam um ao outro, dizendo novamente “Sim“.

Burnham pergunta se Adira pode ter se unido contra sua vontade. Xi diz que os simbiontes não podem sobreviver em um hospedeiro relutante e que Adira deve enfrentar qualquer que seja o problema. Adira, vestida com um tradicional vestido branco, entra na piscina. Xi usa uma Orb Mynh’ta para rastrear os níveis de isoboramina de Adira; enquanto eles permanecerem estáveis, Adira estará segura. Burnham lembra Adira que a mensagem de Senna Tal é vital. Por alguns momentos, Adira flutua de costas e, enquanto faíscas dançam na superfície da água, seus olhos brilham totalmente brancos; Adira está agora “em comunhão” com o simbionte.

No jantar de Saru, a tripulação come em silêncio. Culber pergunta sobre a tensão entre Stamets e Tilly, mas Stamets desvia a pergunta. Saru conta uma história de sua vida em Kaminar, e a equipe começa a jogar um jogo em que tenta falar em haikai. Detmer se recusa a participar no início, antes de começar a formar um haicai sobre o sangue de Stamets. Ela se recusa a parar enquanto Stamets protesta e o resto assiste em choque. Ele cita seu rápido retorno ao trabalho após ser ferido, mas Detmer argumenta que todos os seus empregos são importantes. Tilly entra na briga e diz a eles para se unirem como uma tripulação. Stamets e Culber saem, seguidos por Detmer e depois o resto. Georgiou elogia o vinho antes de sair também.

Enquanto isso, em Trill, o Orbe Mynh’ta se quebra, indicando que Adira está em perigo. Burnham tenta entrar na piscina, mas Pav, Vos e vários guardas entram e a impedem. Adira começa a hiperventilar e se contorcer na piscina antes de desaparecer sob o líquido leitoso. Pav relutantemente concorda em deixar Burnham entrar. O Trill implanta estabilizadores neurais para permitir que ela se comunique com Adira por um curto período de tempo.

Ato 3

Burnham se encontra em um lugar estranho com fios coloridos flutuando no ar. Ela encontra Adira, que diz que está presa e confusa. Um dos fios toca o pé de Adira e ela reage com dor; se ela permanecer no mesmo lugar por mais de alguns segundos, os fios a atacarão. Burnham supõe que Adira está neste lugar para se conectar com seu simbionte e que os fios estão tentando se conectar com ela, não machucá-la. Os fios estão conectados às suas memórias. Adira permite que vários tópicos se conectem com a ponta dos dedos. De repente, ela acessa uma memória de si mesma em uma baia médica em pé ao lado de seu amante, Gray, um Trill prestes a receber o simbionte. Na memória, eles se dão as mãos enquanto Adira se pergunta se Gray continuará o mesmo após a união. No espaço de discussão, Adira diz a Burnham que ela e Gray eram órfãos a bordo de uma nave de geração em busca da sede da Federação. Estressada, Adira tenta se afastar, mas Burnham diz que ela não pode sair até que ela tenha acesso à memória completa.

Em sua memória, Adira vê Gray, agora unido ao simbionte Tal, tocando violoncelo em seus aposentos. Ela diz a Gray que ele prometeu que seria o mesmo após a adesão, mas que suas habilidades recém-adquiridas o tornaram “meio perfeito“. Gray brinca que ele “já era perfeito”, mas insiste que ainda é ele mesmo, apenas mais. No entanto, Adira questiona o que é verdadeiramente Gray e o que vem dos anfitriões anteriores. Ela se maravilha que ele seja capaz de navegar tão bem na união, e ele garante que a união é baseada na confiança entre o simbionte e o hospedeiro, assim como ele confia em Adira. Ela o presenteia com um presente de arte feito à mão, mas quando Gray abre a caixa, Adira sai da memória, dizendo a Burnham para recuar. Ela acusa Burnham de estar interessado apenas na mensagem de Senna Tal, mas Burnham diz que seu interesse é garantir um futuro para todos e que Adira nunca avançará sem enfrentar qualquer memória dolorosa que está suprimindo.

Ato 4

Adira entra novamente em sua memória quando Gray abre seu presente. Ela explica que muitas culturas transmitem histórias por meio de tapeçarias ou mantas, sendo que cada peça representa um momento ou pessoa especial. Na colcha que ela costurou para Gray, por exemplo, um painel mostra uma instância em que quebraram um replicador e ele não parava de produzir maçãs. Outro mostra uma vez que jogaram xadrez imaginário. Gray diz que adora e chama Adira de “gênio da arte“. De repente, um asteróide atinge a nave, danificando severamente seus aposentos. Adira chama drones médicos para atender Gray, que foi empalado. Os drones determinam que Gray não sobreviverá ao tratamento, mas que o simbionte Tal pode ser salvo. Adira se oferece para se tornar uma hospedeira, sabendo que as memórias de Gray e de todos os hospedeiros anteriores seriam perdidas de outra forma.

Saindo da memória para o espaço neural agora acalmado com Burnham, Adira é saudada por manifestações dos anfitriões anteriores de Tal, incluindo Senna e Gray. Senna observa que a adesão de um humano é incomum, mas diz que Tal aceita Adira como hospedeira. Burnham diz a Senna que sua mensagem lhe deu esperança. As manifestações desaparecem e Adira e Burnham emergem das águas leitosas da piscina da caverna. Xi pede a Adira novamente para falar seus nomes. Ela responde: “Eu sou Kasha Tal. Jovar Tal. Madela Tal. Cara Tal. Senna Tal. Gray Tal. E eu sou Adira Tal.” Os outros Trill pedem desculpas pelo tratamento anterior que deram a ela e dizem que ela impactará as gerações futuras de Trill. Pav se oferece para ser o mentor de Adira, mas ela decide ficar com a Discovery enquanto procura a sede da Federação. Pav sugere que, quando a Federação retornar, Trill consideraria se juntar.

Na Discovery, Saru lamenta sobre os restos de seu jantar arruinado enquanto Tilly retorna para agradecê-lo. Saru lamenta que o Capitão Christopher Pike tenha feito a conexão com a tripulação parecer fácil. Tilly diz que a tripulação decidiu juntos viajar para o futuro e estão vivendo juntos com as consequências dessa decisão, mas que o lembrete de Saru de sua conexão mostra liderança. Stamets entra e diz a Tilly que não apreciou suas contribuições e pede desculpas. Ele pergunta sobre sua pesquisa sobre os esporos. Tilly diz que estava examinando matéria escura e coeficientes de energia, mas não conseguia fazer a matemática funcionar. Stamets diz que sua ideia seria revolucionária e que eles deveriam pesquisar mais.

Poder da Matemática
Este é o Poder da Matemática, Pessoal!” – Alferes Sylvia Tilly

Na enfermaria, Detmer se aproxima de Culber e diz que ela obviamente não está bem, mas é difícil de admitir. Ela aceita a oferta de Culber para conversar algum dia. Em seguida, o computador direciona a tripulação disponível para a área de transporte para uma surpresa. Lá, a equipe está assistindo a uma projeção holográfica do filme mudo de Buster Keaton de 1924, Bandando o Águia [Sherlock Jr]. A tripulação ri, e Linus entrega a indiferente Georgiou uma caixa de pipoca. Detmer e Stamets silenciosamente pedem desculpas e se abraçam. Na retaguarda da multidão, Culber observa a Saru que a tripulação teve que admitir que não estava “bem” antes de começar a sentir alegria e cura. Saru revela que o filme foi a ideia da “Esfera de Dados” que começaram a se integrar aos sistemas da nave. A tripulação trabalhou para proteger os dados e agora está tentando proteger a tripulação, especula.

Em seus aposentos, Adira diz a Burnham que Senna conhecia o algoritmo necessário para encontrar a Sede da Federação, entregando a Burnham um PADD com as coordenadas já inseridas. Adira pega um violoncelo e toca uma canção de ninar que ela diz ter sido cantada pelos pais de Senna Tal quando ele era criança. As memórias de seus anfitriões anteriores estão voltando lentamente. Burnham vai embora, e uma manifestação de Gray, brincando, diz a Adira que sua reverência precisa de algum trabalho. Ele observa que Adira não disse a Burnham que ela ainda pode ver Gray. Os dois admitem que não sabem por que ou como ela ainda pode vê-lo, e ele a ajuda a praticar a reverência enquanto o Discovery vai embora.

Review de “Star Trek: Discovery – Não me Esqueça”

Star Trek: Discovery (s03e04) – Não me Esqueça (review)
Star Trek: Discovery - Não Me Esqueça
2.7
Sending
User Review
0 (0 votes)

Curiosidades do Episódio

  • Este é o primeiro episódio de Jornada nas Estrelas a abordar diretamente se os Trill são membros da Federação, confirmando que eles não são em 3189, embora não esteja claro se eles foram membros de 2200 a 2300, quando a maior parte de Star Trek se passa.
  • Primeira aparição do planeta natal dos Trill desde Jornada nas Estrelas: A Nova Missão (DS9s03e04): Equilíbrio [Equilibrium], em 1994.
  • Neste episódio, os dados da esfera recuperados durante “Uma Moeda para Caronte” [An Obol for Charon] começam a se incorporar ao computador da Discovery, começa a mostrar o início de uma personalidade que acabará se tornando Zora, como visto no episódio “Calypso” de Star Trek: Short Treks . Durante essa emergência inicial, Annabelle Wallis e Julianne Grossman fornecem a voz do computador.
  • Nos 822 anos desde O Hospedeiro “The Host” (ST:TNG s04e23), nenhum simbionte foi unido com sucesso a um não-Trill, embora não seja explicitado se isso for devido à falta de esforço ou interesse.
  • A verdadeira identidade de Georgiou agora parece ser de conhecimento aberto entre os membros da tripulação, já que Culber não hesita em se referir a ela como “Imperatriz” durante seu haiku.

Imagens de Não Me Esqueça

Star Trek: Discovery – Não Me Esquiça (Teaser Trailer)

Star Trek: Discovery (s03e04) Não Me Esqueça [Forget Me Not] Teaser Trailer

Ficha Técnica de Não Me Esqueça

Série:Star Trek: Discovery
Temporada:03
Número do Episódio:04
Direção:Hanelle M. Culpepper
Roteiro:Alan B. McElroy; Chris Silvestri; Anthony Maranville
Título Original:Forget Me Not
Lançamento:05/11/2020
IMDB:https://www.imdb.com/title/tt10677384/?ref_=ttep_ep4
Star Trek: Discovery (s03e04) – Não Me Esqueça

Episódio Anterior de
Star Trek: Discovery

Star Trek: DiscoveryPovo da Terra

Próximo Episódio de
Star Trek: Discovery

Newton Uzeda

Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.

Concorda conosco ou erramos em algo?