Papo nas Estrelas

Um bate papo sobre Ficção Científica! | Séries de TV | Filmes | Livros | Quadrinhos | Vídeogames |

Star Trek: Discovery – Temporada 3 (Ep 11) – Su’Kal (Review)

Star Trek: Discovery – Temporada 3 (Ep 11) – Su’Kal (Review)

No Episódio 11 da Temporada 3 de Star Trek: Discovery, a USS Discovery se aventura na Nebulosa Verubin, onde Burnham, Saru e Culber fazem uma chocante descoberta sobre a origem d’A Queima, enquanto o resto da tripulação enfrenta uma ameaça inesperada.

Review de Su’Kal

O 11° Episódio da Terceira Temporada de Star Trek: Discovery nos leva ao ponto inicial d’A Queima. Chegando lá, não temos um episódio com “cara de ficção científica” mas sim um “dark fantasy espacial” com algumas características de Casa Mal Assombrada no Espaço, seguindo algumas características de Nightflyers.

Lá encontramos Su’Kal, um Kelpien criado por simulações de pessoas, criados quando sua mãe percebe que não irá viver o bastante para criar seu filho. Su’Kal, por não ter tido contato com outros seres vivos, não tem uma formação completa e mantém-se uma “criança num corpo de adulto” pela vida toda, lidando com os conflitos e medos típicos de crianças.

Por ter sido criado neste planeta de Cristais de Dilítio, ele acaba por ter uma relação com os cristais. Eles absorvem características de Su’Kal enquanto ele absorve deles. Numa crise de medo, Su’Kal acaba causando a Queima e destruindo a Federação como consequência. O mesmo acontece quando ele se vê frente a frente com a causa de seus medos, uma lenda Kelpien materializada pesadelo, e quase destrói a USS Discovery e a Nave de Osyraa.

Tilly está sentada na cadeira de Capitão pela primeira vez e deve enfrentar Osyraa, que vem para buscar o Motor de Esporos e levar a Discovery com ela. A Nave de Osyraa, armada com Tentáculos que se entrelaçam com a Discovery, é belicamente superior e não tem dificuldades de sobrepujar a Discovery e sua Tripulação.

O confronto entre Tilly e Osyraa nos mostra o quanto despreparada Tilly é para o posta que estava assumindo, assim como os roteiristas de Discovery estão para escrever os diálogos. Diálogos são extremamente difíceis de se escrever mas acredito que a produção de Star Trek conseguiria roteiristas mais capazes e não tão amadores. O Diálogo entre as duas é basicamente uma discussão da 5° Série com dois pré adolescentes querendo parecer adultos, falando o quando um é melhor que o outro. Só faltou “xingar a mãe“…

Um Episódio cheio de ideias interessantes com uma estrutura simples mas infelizmente sofre do mesmo mal que Discovery sofre desde o começo: Roteiros amadores.

Star trek: Discovery – Su’Kal (s03e11) Review
Star Trek: Discovery - Su'Kal
  • Direção
  • Roteiro
  • Diversão
2.5
Sending
User Review
0 (0 votes)

Curiosidades do Episódio

Este episódio foi originalmente intitulado “A Cidadela” [The Citadel]. Isso foi então alterado para “Su’Kal” pouco antes do lançamento.

Imagens de Su’Kal

Ficha Técnica de Su’Kal

Série:Star Trek: Discovery
Temporada:3
Número do Episódio:11
Direção:
Roteiro:Anne Cofell Saunders
Título Original:Su’Kal
Lançamento:24/12/2020
Star Trek: Discovery (s03e11) Su’Kal

Episódio Anterior de
Star Trek: Discovery

Próximo Episódio de
Star trek: Discovery:

Newton Uzeda

Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.

Concorda conosco ou erramos em algo?