Papo nas Estrelas

Um bate papo sobre Ficção Científica! | Séries de TV | Filmes | Livros | Quadrinhos | Vídeogames |

Star Trek – Missão de Misericórdia [Errand of Mercy] Análise

Star Trek – Missão de Misericórdia [Errand of Mercy] Análise

Em “Missão de Misericórdia”, Organia está em disputa entre a Federação e o Império Klingon. A tripulação da Enterprise está a caminho para convencer os Organianos a se juntarem a Federação, antes que os Klingons cheguem, visto que os Klingons não negociam. Infelizmente a tripulação chega tarde demais, e os nativos não querem a ajuda da Federação!

Esta é a apresentação dos que serão os grandes antagonistas da Federação por todo a “era Kirk” de Jornada nas Estrelas. John Colicos, está ótimo como Kor, o primeiro Klingon.

Kor e Kirk: Os dois lados de uma mesma moeda

Kor é um antagonista no mesmo nível que Kirk. Uma das grandes sacadas do roteiro de “Missão de Misericórdia” é que os dois estão na mesma “categoria de peso“. Kor é tão esperto, astuto e estrategista quanto Kirk. A maneira como eles agem pode ser diferente, mas no fundo eles são assustadoramente parecidos.

Os dois são soldados, treinados para situações como esta, encontrar um inimigo que não pode ser negociado, e terem que sobrepuja-lo na força bruta.

Para a Federação, este sempre é uma última opção, já para o Império Klingon pode ser a primeira. Enquanto Kirk chega oferecendo ajuda dizendo que os Klingons não darão a mesma oportunidade, Kor chega se autodenominando Governador Militar de Organia.

Os Organianos questionam que sob essa situação eles terão que lidar ou com um lado ou com seus inimigos.

É interessante falar sobre a “atração” de Kor tem por Kirk. No primeiro momento em que eles se encontram, Kor já se interessa, e sempre que possível ele gravita a conversa em torno dele. E Kirk, na tentativa de passar despercebido, ele acaba atraindo mais ainda o interesse do Comandante Klingon.

Bem, Comandante, eu acho que isso da um jeito na guerra. Obviamente os Organianos não nos deixarão lutar.
Uma pena, Capitão. Teria sido glorioso.

Kirk e Kor

O Scanner de Mentes

No episódio é apresentado uma máquina que “de certa forma drástica, mas eficiente“, tem a capacidade de extrair informações da mente das pessoas. Uma alternativa melhor que o uso de drogas para extrair a informação.

Ela tem um funcionamento parecido com o Neutralizador Mental da Colonia Penal de Tantalus V, que o Dr. Simon Van Gelder foi submetido. Para mais informações, veja nossa análise sobre O Punhal Imaginário [Dagger of the Mind]

O Scanner tem um controle de intensidade, e se usado em uma potência muito alta, pode causar danos cerebrais permanentes, deixando o paciente um “vegetal humano“.

Enquanto o Neutralizador, se utilizado em sua potência máxima pode esvaziar a mente do paciente e deixa-lo em estado similar ao que passou pelo Scanner.

Teriam estes dois aparatos alguma relação? É muito clara a  similaridade do efeito,  e seria muito interessante os dois equipamentos terem talvez um passado comum.

Tratado de Organia

No final de “Missão de Misericórdia” é apresentado o Tratado de Organia, que ficara em voga por muitos anos, até ser substituído pelo Acordo de Khitomer.  Com o Acordo de Khitomer. Mais sobre isso em Star Trek VI: A Terra Desconhecida [Star Trek VI: The Undiscovered Country].

Os termos do Tratado de Organia, dizem que ambos os lados poderiam reivindicar um planeta em área disputada, sendo data a oportunidade de demonstrar suas habilidades de desenvolvimento para o planeta de forma mais eficiente.

Outro termo do Tratado, diz que ambos poderiam requisitar as instalações de recreação para Licenças, como pode ser visto em “Problemas aos Pingos” [The Trouble with Tribbles].

Em “Uma guerra particular” [A Private Little War], existe a menção a um “Tratado”, mas não é claro que é o mesmo, embora tudo indique que sim.

A Língua Klingon (Klingonese)

Criada inicialmente por James Dooham “depois do almoço”, para o primeiro filme de Star Trek, foi mais tarde desenvolvida em uma língua completa. Hoje é totalmente possível pedir uma pizza como pode ser visto no comercial de 1994 da Pizza Hut:

Caso você tenha interesse de aprender a língua, existe um curso online. Caso você seja das antigas, existem diversos livros de gramática klingon para você começar os estudos. Depois é só achar um amigo tão empolgado quanto você e sair falando Klingonese por ai!

https://pt.duolingo.com/course/tlh/en/Aprenda-Klingon-On-line


Democracia vs Ditadura, Federação vs Império, Terráqueo vs Klingon, Kirk vs Kor!

Junte-se a nós, será glorioso!


Missão de Misericórdia

Missão de Misericórdia

==============================
Participe de nosso fórum em:
Missão de Misericórdia

 

 

 

Siga-nos:
Facebook: http://www.facebook.com/paponasestrelas/
Twitter: http://www.twitter.com/@paponasestrelas/
Instagram: https://www.instagram.com/paponasestrelas/
==============================

Papo nas Estrelas
Jornada nas Estrelas [Star Trek] – Missão de Misericórdia [Errand of Mercy] TOS S01E25
Validade de nossas opiniões: 10 segundos.
Data de Gravação:

==============================
Classificação Indicativa: Ninguém! Maiores de idade entrem por conta e risco.
==============================

Newton Uzeda

Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.

Concorda conosco ou erramos em algo?