Papo nas Estrelas

Um bate papo sobre Ficção Científica! | Séries de TV | Filmes | Livros | Quadrinhos | Vídeogames |

Vá com Deus [Godspeed] – The Expanse – Análise

Vá com Deus [Godspeed] – The Expanse – Análise

Vá com Deus

[Godspeed s02e04]

Em Vá com Deus Miller está de volta, e com um plano.Vamos olhar mais de perto este episódio.

Mudança de tom da série

Antes era uma série de mistério e investigação. Eram dois mistérios de que entrelaçam. Existia o mistério de Miller, em procurar Julie Mao, e existia o mistério de Holden, em descobrir quem destruiu a Canteburry.

Agora o mistério acaba e recebem um grande problema para resolver. O que fazer com a promomolécula?

Miller está de volta!

Ele que estava sem lugar no mundo, que não é mais o policial, nem tem lugar na nave, volta para o que ele sempre foi, um Belter. Miller raspa a cabeça, e volta com sua pose de sempre, falando de maneira rápida e esperta. Miller tem mais uma vez um objetivo, e pretende ir até ele como uma flecha.

O Plano de Miller

Miller quer pegar a Nauvoo e simplesmente atirar contra Eros, lançando-o em direção do Sol. Como sempre o problema não é do Louco que tem a idéia, mas do cara que está do lado e diz “vamos lá”! Fred Johnson aceita o plano, e convencem a tripulação da Rocinante.

O Idealismo de Fred Johnson

Aqui temos uma nova camada de Johnson exposta. Ele é também um idealista, um cara que acredita em um futuro melhor. Ao lançar a gigantesca nave para sua destruição contra o a Estação Eros, ele relembra o motivo de sua construção. “Era para você ir para um novo Sol” diz com ar de sonhador. Sonho que foi perdido, por um outro ideal. Johnson quer fazer a coisa certa, ele quer salvar as pessoas, e não mede esforços por isso.

Johnson, que após ser taxado como “carniceiro”, e se juntar aos belters tentando redimir seus erros do passado, irá mais uma vez ser mal visto. Desta vez ele já sabe que será mal interpretado, e mesmo assim faz. Faz por julgar certo o que está fazendo, faz por não ver outra alternativa.

Ele destruirá algo que ele construiu, tanto a Nauvoo quanto sua imagem, pela chance de lutar por um futuro.

O real tamanho da Nauvoo

A Nauvoo mede 2.460 metros de comprimento, com uma largura de 950 metros e uma profundidade de 910 metros. Embora geralmente tripulado por aproximadamente 4.000 pessoas, a embarcação transporta rotineiramente até 7.000 com espaço para oito espaciais de tamanho médio na área de ancoragem. A Nauvoo pode, adicionalmente, carregar inúmeras sondas, dezenas de esquifes de escoteiros e passageiros e drones com carregamento de torpedos.

O Nauvoo é impulsionado por oito Motores Epstein da série EDT G-4000 da Tycho, cada um do tamanho de um navio de guerra de nível de fragata, projetado para viagens interestelares.

Miller e Naomi

A Relação dos dois se aprofunda. Os dois Belters usam o gestual típico para apertar o laço que existe entre eles, um laço de companheirismo e amizade, de amor e irmandade.

A Protomolécula toma as rédeas.

Após tudo dar errado para Miller, ele fica para trás na estação Eros esperando sua morte, e segurando uma ogiva nuclear. A Nauvoo se aproxima rapidamente da estação e todos esperamos o impacto. Mas a Nauvoo passa por Eros sem atingir a estação. Eros tem outros planos.

A Protomolécula agora toma conta da estação, e controla sua movimentação. Terá sido isso uma reação involuntária de defesa por parte da Protomolécula, ou foi uma ação pensada, e a Protomolécula é de fato um “ser inteligente”?

Newton Uzeda

Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.

Concorda conosco ou erramos em algo?