Papo nas Estrelas

Um bate papo sobre Ficção Científica! | Séries de TV | Filmes | Livros | Quadrinhos | Vídeogames |

Duna – Glossário com os 34 Principais Termos para você não ficar perdido!

Duna – Glossário com os 34 Principais Termos para você não ficar perdido!

Se existe uma obra da ficção científica que precise de um glossário, esta é, certamente, Duna, de Frank Herbert. O universo criado por Herbert em sua Magnum Opus é tão rico e repleto de detalhes que é facil se perder em meio à infinidade de termos que saltam por cima de nós a cada página virada.

Em Duna, Herbert não nos pega pela mão para guiar o caminho. Ele simplesmente nos joga dentro deste universo vivo para que absorvamos toda a sua grandesa. Mas se você precisa de uma mãozinha para te guiar pelos termos mais complexos, este Glossário irá de guiar pelas areias de Arrakis, ou melhor… Duna.

Glossários de Ficção Científica:

Glossário de Duna

A

Arrakis

Arrakis, também conhecido como “Duna“, e mais tarde “Rakis” após a queda do Imperador Deus Leto Atreides II, era um planeta desértico severo localizado na extremidade do Velho Império no sistema estelar Canopus. Mais tarde, tornou-se o centro do Império sob o império de Muad’Dib. Foi a fonte original e por muito tempo a única fonte da Especiaria Melange, vital para viagens espaciais.

Água da Vida

A Água da Vida era um líquido azul venenoso usado pelas Bene Gesserit para transformar suas irmãs em Reverendas Madres. Para o não treinado no controle do corpo prana / bindu, a substância era letal; mesmo a menor quantidade matará alguém em incrível agonia. A Água da Vida teve origem no planeta Duna. Ele começou sua vida como a bile de um jovem verme da areia e, se não matasse a Bene Gesserit ou Sayyadina que o ingeriu, era convertido em um narcótico do espectro da consciência que era usado em orgias de especiarias.

B

Bene Gesserit

As Bene Gesserit são uma organização pseudo-religiosa de mulheres espiãs, freiras, cientistas e teólogas que usam experimentação genética, interferência política galáctica e engenharia religiosa para promover sua própria agenda de ascensão da raça humana com o advento de seu escolhido, o Kwisatz Haderach.

Bene Tleilax

Os Bene Tleilax, ou Tleilaxu, como eram mais comumente chamados, eram um grupo de humanos secretos e geneticamente alterados que habitavam Tleilax, o único planeta da estrela Thalim. Os costumes e a ética dos Bene Tleilax levaram à repulsa generalizada pelas outras culturas do Universo Conhecido, uma reação que fez pouco para saciar a fome dos Tleilaxu de subjugar seus rivais.

C

Chakobsa

Chakobsa, também conhecido como a língua magnética, era uma língua híbrida derivada de vários dialetos Bhotani antigos, especialmente a língua de caça Bhotani.

A linguagem provavelmente surgiu após as primeiras Guerras de Assassinos. Foi usado em menor ou maior grau por vários grupos, incluindo as Bene Gesserit e os Fremen.

Quando a Casa Corrino governou o universo conhecido, a Casa Atreides usou uma forma de Chakobsa como sua linguagem de batalha.

Criador

Ver: “Shai-Hulud

D

Dagacris

Do Original: Crysknife

Veja “Faca Cristalina

Dançarinos Faciais

Do Original: “Face Dancer

Um Dançarino Facial é membro de uma raça criada pelos Bene Tleilax. Sua posição na sociedade Tleilaxu era inferior à do Mestre Tleilaxu, e sua habilidade de imitar outros indivíduos os tornava populares para vários papéis, incluindo espiões e assassinos.

Os Dançarinos Faciais Tleilaxu tinham a habilidade de assumir a aparência física de outros indivíduos. Seu nome veio do fato de que, quando mudavam de forma, seus rostos pareciam “dançar” conforme a carne se movia.

Apesar dos Dançarinos Faciais não serem nem homens nem mulheres, eles tinham a habilidade de assumir o sexo físico do indivíduo que estavam copiando. No entanto, eles eram incapazes de procriar.

Duna

Ver “Arrakis

E

Efeito Holtzman

O Efeito Holtzman foi uma teoria científica relacionada à força repelente de partículas subatômicas e faz parte de um ramo das descobertas científicas na área da física que leva o nome de raiz Holtzman.

Holtzman foi um famoso físico e cientista pioneiro em um ramo da teoria relacionado à força repelente de partículas subatômicas. A maioria das descobertas nesta área da física levam a raiz que leva seu nome, uma vez que são baseadas no Efeito Holtzman, que forneceu a base de muitos desenvolvimentos ao longo da história humana, incluindo:

  • O Escudo Holtzman: o Efeito permitiu a criação de um escudo que repeliu projéteis de movimento rápido, mas permitiu que objetos de movimento mais lento, como facas de mão, passassem.
  • Suspensores: o efeito repelente do Efeito permitiu que objetos físicos equipados com um gerador de campo Holtzman mitigassem a atração gravitacional.
  • O Glowglobe: Outro uso prático do Efeito Holtzman foi a invenção do Glowglobe, que produzia luz autoalimentada geralmente por baterias orgânicas e flutuação permitida por um pequeno gerador suspensor de campo Holtzman.
  • Fusão Subatômica: um subproduto inesperado de um laser atingindo um escudo foi a liberação de grandes quantidades de energia.
  • Viagem espacial: sem dúvida, o efeito mais profundo do Efeito Holtzman foi sua capacidade de dobrar o espaço e o tempo usando o motor Holtzman e, assim, permitir a viagem instantânea de um lado do universo para o outro.

Especiaria, A

Do Original: Spice; ou Spice Melange

A Especiaria Melange, comumente referida simplesmente como ‘a especiaria‘, era um narcótico do espectro da consciência produzido naturalmente que formou um bloco fundamental de comércio e desenvolvimento tecnológico no universo conhecido por milênios. Ele também desempenhou um papel importante nas viagens e no desenvolvimento cultural, pois é vital para as viagens espaciais, permitindo que os navegadores guiem naves espaciais com segurança através da Dobra do Espaço.

Desde sua descoberta, vários milhares de anos antes da ascensão da Casa Atreides, ele foi produzido exclusivamente no Planeta Arrakis. Isso porque as condições em Arrakis pelas quais a Melange foi criada eram exclusivas daquele planeta. No entanto, cerca de 1500 anos após a morte do Deus-Imperador Leto II, os Bene Tleilax conseguiram reproduzi-lo com sucesso.

A Especiaria é a base de muitas das coisas encontradas na vida diária dos Fremen – ela pode ser processada para criar coisas como papel para especiarias, fibra de especiarias ou explosivos químicos. Também pode ser refinado para criar essência de especiaria ou gás de especiaria. Sua aparência real é apenas mencionada algumas vezes ao longo da saga:

Em Duna, Lady Jessica observa que seu primeiro gosto de Especiaria “tinha gosto de canela.“. O Dr. Yueh acrescenta que o sabor “nunca é duas vezes o mesmo. É como a vida – apresenta uma face diferente a cada vez que você o ingere. Alguns afirmam que a Especiaria produz uma reação de sabor aprendido. O corpo, entendendo que a coisa é boa para ele, interpreta o sabor como prazeroso -; um pouco eufórico. E, como a vida, para nunca ser verdadeiramente sintetizado.”

Em O Messias de Duna é afirmado que Navegador da Gilda, Edric, “nadou em um recipiente de gás laranja … As aberturas de seu tanque emitiram uma nuvem laranja pálida rica com o cheiro de especiaria geriátrica, melange.

Em Imperador Deus de Duna, Moneo observa: “Grandes latas de melange estavam espalhadas por toda parte em uma sala gigantesca cortada de rocha nativa e iluminada por globos luminosos de um desenho antigo com arabescos de arabescos de metal sobre eles. A Especiaria brilhava em um azul radiante na luz fraca de prata. E o cheiro – canela amarga, inconfundível.

F

Faca Cristalina

Uma Faca Cristalina era uma faca cuja lâmina foi feita do dente de um verme da areia morto de Arrakis. Foi a arma escolhida pelos Fremen, os nativos de Arrakis. Era curvo e de dois gumes como um kindjal, e 20 centímetros de comprimento, de cor branca leitosa e iridescente, e tinha um cabo preto com cristas profundas dos dedos separadas da lâmina por um fino anel redondo em vez de um protetor de corte. ponta de uma faca cristalina também era comumente envenenada, com um veneno sem nome residindo onde o nervo do dente costumava estar. Este veneno tem ação rápida, como mostrado com a morte dos Tigres Laza por Leto II.

Fedaykin

Fedaykin foi originalmente uma palavra usada para descrever os guerrilheiros Fremen e mais tarde foi usada em referência à guarda pessoal do Muad’Dib – seus comandos de morte. Na época em que Leto e Ghanima Atreides nasceram, o termo Fedaykin havia se tornado sinônimo da elite do Exército Jihad do Muad’Dib. No entanto, depois que Paul ficou cego e desapareceu no deserto de Arrakis, a sorte do Fedaykin vacilou. Em 10.210 A.G. Alia Atreides dissolveu o Fedaykin, e o termo voltou ao seu significado original Fremen.

Fremen

Os Fremen são humanos, que consideram o planeta Arrakis sua casa. Eles foram parte integrante do estabelecimento do Império Atreides e da Jihad de Muad’Dib lançada por Paul Atreides, seu líder adotivo.

G

Guilda Espacial

A Guilda Espacial, também conhecida como Guilda dos Navegadores, ou mais simplesmente Guilda, era uma organização que detinha acesso exclusivo a viagens espaciais mais rápidas que a luz. O monopólio da Guilda nas viagens e transportes espaciais e nos bancos interestelares é considerado o ponto de início do Calendário Imperial.

Ghola

Um Ghola era um ser humano criado artificialmente, que foi replicado de um indivíduo morto. Gholas foram criados em Tanques Axlotl e podem ser reconstruídos a partir de apenas uma célula do ser original. Elas foram criadas quase exclusivamente pelos Bene Tleilax, embora pelo menos um (baseada em Miles Teg) tenha sido criada pela Bene Gesserit pouco antes do Retorno das Honradas Madres.

Embora um Ghola parecesse inicialmente sinônimo de um clone, havia algumas diferenças importantes:

Para ser considerado um verdadeiro ghola, as células usadas para cultivar o ghola foram coletadas depois que o humano original morreu, enquanto um clone é cultivado a partir de células coletadas enquanto o humano original ainda estava vivo. Os clones não possuem uma “memória de morte” quando as memórias originais são restauradas.

Gholas possuem a maioria (senão todas) das memórias do humano de origem, graças a uma combinação de condicionamento e uma variante da memória genética.

Os Gholas originalmente possuíam olhos “metálicos” artificiais, devido a um problema inicial com o método de produção do ghola. Isso foi resolvido mais tarde, resultando em possuírem olhos naturais.

Gom Jabbar

O Gom Jabbar, também conhecido como “o inimigo arrogante“, era uma agulha envenenada com metacianeto que ficava em um dedal e, portanto, podia ser fixada na ponta do dedo de uma pessoa.

“Ele mata apenas animais. Digamos que sugiro que você seja humano. Firme! Eu o aviso para não tentar se afastar. Estou velha, mas minha mão pode enfiar esta agulha em seu pescoço antes que você possa escapar de mim.”

Reverenda Madre Gaius Mohiam enquanto testa Paul Atreides com um Gom Jabbar

As Bene Gesserit também fizeram uso extensivo do Gom Jabbar, especialmente quando testaram a humanidade de certos indivíduos. Em tais circunstâncias, o dispositivo foi colocado contra o pescoço do sujeito e atuou como um impedimento para que ele desistisse do teste. Tal método foi usado pela Reverenda Madre Gaius Helen Mohiam contra Paul Atreides antes de sua chegada a Arrakis.

O teste do Gom Jabbar serve para determinar se a consciência de um indivíduo era mais forte do que seus instintos. Se a percepção deles da presença do Gom Jabbar fosse forte o suficiente, isso anularia seus instintos de desistir do teste, que geralmente envolvia grande dor física.

I

Ibad, Olhos de

Olhos de Ibad é o que os Fremen chamam de olhos azuis dentro do azul, o resultado do vício em Especiaria.

J

Jihad Butleriana

A Jihad Butleriana também conhecida como A Grande Revolta – duas gerações de caos (200 BG – 108 BG). O deus da lógica da máquina foi derrubado pelas massas e um novo conceito foi levantado:

“O Homem não pode ser substituído”

Após duas gerações de violência, a humanidade fez uma pausa. Depois disso, seus deuses e rituais foram vistos sob uma luz diferente, talvez até cansada. Ambos foram amplamente considerados culpados de usar o medo como meio de controle.

Hesitantemente, os líderes das religiões cujos seguidores haviam derramado o sangue de bilhões começaram a se reunir para trocar pontos de vista. Foi um movimento encorajado pela Guilda Espacial, que estava começando a construir seu monopólio sobre todas as viagens interestelares, e pelas Bene Gesserit, que estava organizando suas fileiras.

K

Kwisatz Haderach

Kwisatz Haderach era um termo usado principalmente pela Bene Gesserit. Era um antigo termo Chakobsa traduzido literalmente como “Encurtamento do Caminho“.

As Bene Gesserit utilizaram-se de engenharia genética durante gerações vizando gerar o Kwisatz Haderach.

M

Melange

Ver “Especiaria

Mentat

Mentat era uma profissão ou disciplina desenvolvida para substituir os computadores e as máquinas pensantes após a Jihad Butleriana que proibia a criação de máquinas na imagem da mente humana, assim como a Guilda Espacial e as Bene Gesserit assumiram funções semelhantes.

Missionaria Protectiva

A Missionaria Protectiva era o “braço negro da superstição” da Irmandade Bene Gesserit, responsável por semear as sementes da superstição nas culturas primitivas, para que a Irmandade pudesse aproveitá-las quando essas sementes se transformassem em lendas de pleno direito. Eles foram responsáveis ​​por espalhar o Panoplia Propheticus (mitos, profecias e superstições).

Essa “engenharia religiosa” espalhou “superstições infecciosas em mundos primitivos, abrindo, assim, essas regiões para exploração pelas Bene Gesserit“. A Panoplia Prophetica fornece a oportunidade para uma Bene Gesserit mais tarde se lançar como guia, protetora ou alguma outra figura no cumprimento de uma profecia a fim de manipular os assuntos religiosos para proteção ou outros propósitos. Esses mitos também exploram a religião como uma força poderosa na sociedade humana; ao controlar as particularidades da religião, as Bene Gesserit têm uma alavanca manipuladora na sociedade em geral. As Bene Gesserit também empregam a Missionaria Protectiva para preparar o Império para a chegada do Kwisatz Haderach.

Muad’Dib

A palavra Muad’Dib tem vários significados:

Muad’Dib, o nome Fremen para o rato do deserto encontrado no planeta Arrakis

Muad’Dib, o nome Fremen adotado por Paul Atreides, em Duna.

Muad’dib, uma constelação vista de Arrakis

Muad’dib, uma das duas luas de Arrakis

O

Ornitóptero

Do Original: “Ornithopter

Ornitópteros, também comumente chamados de ‘tópteros, são os pequenos veículos de transporte mais comuns no Império. Essas naves tem capacidade para transportar 6 passageiros, 9 se os bancos traseiros fossem removidos.

‘Tópteros também são muito versáteis. Embora capazes de viagens espaciais em distâncias curtas, essas pequenas naves operam principalmente em atmosferas planetárias. Seus usos variam desde o transporte humano entre cidades e continentes até o transporte de carga leve em longas distâncias.

S

Sardaukar

Os Sardaukar eram uma força militar de elite do Imperador Padishah durante o Império Corrino. Eles eram famosos e temidos em todo o universo conhecido por suas fanáticas habilidades de luta, e usavam a implacabilidade, crueldade e engano para atingir seus objetivos.

Sayyadina

O termo Sayyadina (que significa “amiga de Deus” em Chakobsa) foi usado pelos Fremen para descrever suas sacerdotisas de escalão inferior que ainda não haviam mudado a Água da Vida e se tornado Reverendas Madres.

Freqüentemente, uma mulher era consagrada como Sayyadina ao mesmo tempo que a Sayyadina anterior tentava a agonia da especiaria, de forma que nem tudo estaria perdido se a potencial Reverenda Madre falhasse e morresse. Isso ocorreu quando Ramallo, no final de sua vida, supervisionou a agonia da especiaria de Lady Jessica; como Ramallo estava a momentos da morte, Chani, filha de Liet Kynes, foi consagrada como Sayyadina no caso de Jessica não sobreviver.

Shai-Hulud

Shai-Hulud (شيء خلود) é o termo Fremen para o verme da areia de Arrakis.

Tal como acontece com muitos termos e palavras Fremen, Shai-Hulud é mais do que um mero termo descritivo para uma entidade física. Especificamente, muitas vezes alude à crença Fremen de que o verme da areia é uma personificação física do Deus Único que criou e governa o universo. Assim, para os Fremen, Shai-Hulud é um termo sagrado que geralmente é falado com um tom de reverência, medo ou respeito.

Lingüisticamente, Shai-Hulud tem muitas traduções literais, todas as quais falam do tamanho, idade e poder do verme da areia. Entre as traduções observadas estão:

  • Velho do Deserto
  • Velho Pai Eternidade
  • Avô do Deserto

Em árabe, o nome pode ser dividido em “Shai” (“Coisa”) e “Hulud” (“Imortalidade” ou “eternidade”).

Shai-Hulud não deve ser confundido com Shaitan, um termo Fremen que soa semelhante e que carrega um significado muito diferente.

Shaitan

Shaitan era originalmente o termo Fremen para uma poderosa personificação do mal, como o diabo ou um demônio. Não é de surpreender que o termo geralmente seja pronunciado em tom de medo e repulsa. Em menor grau, era também um nome dado aos vermes da areia de Arrakis, certamente menos do que Shai-Hulud.

Suk

Do Original: “Suk Doctors

Os Médicos Suk ou graduados da Escola Suk eram os médicos preeminentes do universo conhecido. Eram muito valorizados por seus conhecimentos avançados e pelo condicionamento mental que supostamente evitava qualquer traição de pacientes ou a possibilidade de tirar vidas humanas. Uma vez que parecia que os Médicos Suk só trabalhavam para famílias e organizações ricas, pode-se presumir que seus serviços custavam caro. Além disso, seu condicionamento contra tirar vidas humanas era de particular importância para as Grandes Casas e outras organizações de alto nível, já que supostamente não haveria nenhuma chance dos médicos Suk serem usados como assassinos.

A Escola Suk foi uma das muitas instituições que surgiram da Jihad Butleriana. Foi uma maneira de a humanidade maximizar seu potencial para aprender sobre sua própria fisiologia e maneiras de curar suas doenças.

T

Traje Destilador; ou Trajestilador

Do Original: “Stilsuit

Um Traje Destilador é um traje completo usado no deserto aberto do planeta Arrakis, projetado para preservar a umidade do corpo. Consistia em várias camadas que absorviam a umidade do corpo por meio do suor e da urina e, em seguida, filtravam as impurezas de modo que a água potável circulasse pelos coletores. O indivíduo pode então beber a água recuperada de um tubo preso ao pescoço. Um Traje Destilador, mantido em bom estado de funcionamento e mantido de maneira adequada, permitia ao usuário sobreviver por semanas no deserto aberto.

V

Verme de Areia

O Verme da Areia era uma forma de vida nativa do planeta Arrakis. Ele viveu nos vastos desertos e dunas de areia que se estendiam pela superfície do planeta. Mais importante ainda, os vermes da areia são um fator essencial na criação da Especiaria Melange.

Os Vermes da Areia viviam sob a areia. Atraídos por vibrações rítmicas na superfície, eles iriam invadir em busca da origem de tais vibrações. Era um esforço para defender seu território, do qual eram altamente protetores. Portanto, ver um verme e viver para contar sobre ele era extremamente raro, exceto para os misteriosos Fremen, que haviam alcançado algum tipo de domínio sobre a besta.

Ver “Shai-Hulud“.

Voz, A

O termo “Voz“, ou “A Voz“, referia-se a um mecanismo de controle áudio-neural que permite a manipulação da fala para obter controle completo sobre um receptor. É aperfeiçoado pela Bene Gesserit por meio do treinamento combinado de várias técnicas avançadas.

Z

Zensunni

Zensunni era um sistema de crença religiosa proeminente em muitas culturas espalhadas pelo Universo conhecido, especialmente aquelas descendentes de povos em desvantagem e escravos.

Newton Uzeda

Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.

Concorda conosco ou erramos em algo?