Papo nas Estrelas

Um bate papo sobre Ficção Científica! | Séries de TV | Filmes | Livros | Quadrinhos | Vídeogames |

Jornada nas Estrelas – O Dia Das Bruxas [Catspaw]

Jornada nas Estrelas – O Dia Das Bruxas [Catspaw]

Neste episódio da segunda temporada de Jornada nas Estrelas – A Série Original, O Dia das Bruxas, quando o capitão Kirk e seu grupo de desembarque chegam em Pyrus VII, eles são recebidos por uma névoa misteriosa, um castelo escuro, bruxas chorosas, zumbis e um gato preto. Eles logo aprendem que estão sob a influência de um mago, Korob, que tenta dobrá-los à sua vontade. Eles também logo descobrem que o gato preto que viram é mais do que parece e é na verdade uma bruxa poderosa por direito. Esta linda bruxa, Sylvia, que usa um pingente de diamante em seu vestido preto, explica que eles são exploradores de outra galáxia. No entanto, Kirk e Spock devem encontrar um meio de escapar de suas garras antes de retornar à Enterprise.

Jornada nas Estrelas - O Dia das Bruxas
As Três Bruxas

“Spock, comentário?”

“Poesia muito ruim, Capitão.”

“Um comentário mais útil, Sr. Spock.”

Kirk e Spock, sobre a maldição

Resumo de “O Dia das Bruxas”

Teaser

Um grupo de desembarque de Sulu, Scott e o Oficial Jackson em Pyris VII está atrasado para um check-in de rotina, quando Jackson finalmente responde aos gritos urgentes da USS Enterprise. Sua mensagem desconcertante: um para teleportar. E, quando Jackson é transportado a bordo por Kyle, ele se materializa na plataforma de transporte e imediatamente cai no chão, morto. Mas de seus lábios mortos uma voz sonora diz ao Capitão Kirk que sua nave está amaldiçoada; ele deve partir ou todos morrerão.

Ato I

Diário do capitão, data estelar 3018.2. O tripulante Jackson está morto … e não há causas físicas aparentes. O Sr. Scott e o Sr. Sulu ainda estão fora de contato no planeta abaixo. Deixando o engenheiro chefe assistente DeSalle no comando da Enterprise, eu ‘ estou indo para a superfície do planeta para encontrar meus dois tripulantes desaparecidos … e descobrir o que matou Jackson.

Com dois tripulantes desaparecidos e uma morte misteriosa, Kirk não planeja partir ainda. Ele organiza um segundo grupo de desembarque: ele mesmo, Spock e o Doutor McCoy. Eles se transportam para o ponto de onde Jackson foi transportado. Lá, Kirk pretende descobrir o que aconteceu com seus homens desaparecidos e o que matou Jackson.

O planeta está bloqueado pela névoa, algo extremamente improvável dadas as condições ambientais, uma vez que não há formações de nuvens ou corpos d’água no planeta. Prosseguindo para uma leitura de formas de vida próximas, o grupo de desembarque encontra três bruxas; as bruxas espectrais novamente avisam Kirk para ir embora. Ventos e neblina tentam impedir o grupo de desembarque, mas eles eventualmente descobrem um grande castelo – a fonte das leituras de formas de vida. Entrando no castelo, encontram um gato preto e identificam toda a iconografia dos contos antigos da Terra.

Na Ponte da Enterprise, o Alferes Chekov relata ao engenheiro-chefe assistente DeSalle que as leituras das formas de vida do grupo de desembarque são as únicas no planeta. Quando o grupo de desembarque entrou no castelo, ele diz que simplesmente parou de se registrar. DeSalle pede a Chekov para verificar se há avarias no equipamento de digitalização, mas Chekov já o fez – o equipamento está funcionando perfeitamente. DeSalle então ordena que Chekov recalibre os scanners.

O grupo de desembarque explora o castelo ainda mais e cai através de um buraco no chão, mergulhando-os em uma câmara de masmorra e ficando inconsciente.

Ato II

Jornada nas Estrelas - O Dia das Bruxas
Kirk e McCoy: “Bones!”

Despertando, o grupo de desembarque descobre que estão acorrentados. Scott e Sulu aparecem, e Kirk a princípio fica aliviado ao ver seus homens desaparecidos. Então ele percebe que eles marcham ao tambor de outra pessoa: vivos, mas indiferentes e não mais aliados. Os dois homens encantados libertam Kirk, Spock e McCoy e os conduzem até a porta na ponta do phaser; uma breve briga é interrompida quando todos os homens estão de repente – em outro lugar, na presença de um homem vestido de forma estranha.

Este é Korob, vestido com elegância de mago, com manto, varinha e gato preto. O comentário de Spock de que as expedições de mapeamento não descobriram formas de vida em Pyris VII arranca uma pequena verdade de Korob – que ele não é nativo deste mundo. Korob primeiro abastece a tripulação com comida e bebida, depois com fortunas em pedras preciosas. Tudo para fazê-los ir embora, sem fazer mais perguntas. Mas Kirk diz a Korob que ele poderia fabricar essas pedras por tonelada a bordo da Enterprise; eles não têm valor, um fato que entra em conflito com qualquer pesquisa que Korob tenha feito. Korob então revela que os eventos foram encenados para testar o grupo de desembarque. Ele aprendeu que eles são leais, corajosos e incorruptíveis.

Sylvia entra. Ela diz a Kirk que pode ler e controlar as mentes dos homens. Spock afirma que deve ser telepatia e Sylvia diz “não inteiramente“, e explica que a telepatia é apenas uma parte do que ela faz. Kirk domina Scott brevemente, agarrando seu phaser, e quando ele se recusa a devolvê-lo, Sylvia revela outra habilidade: ela pode realizar magia empática. Ela admite que pensou em Jackson em sua mente, e quando ela matou a imagem e sabia que estava morta, o verdadeiro Jackson também estava. Um pequeno modelo da Enterprise, sustentado pela chama de uma vela – e a verdadeira nave, orbitando acima, começa a esquentar. Chekov relata a DeSalle que a temperatura subiu sessenta graus em apenas trinta segundos. “Estamos queimando, senhor“, afirma.

Ato III

Pegando o braço de Sylvia, Kirk afasta o modelo da Enterprise da chama tirando-a do perigo. Kirk tenta supor como eles são capazes de fazer tudo isso e diz: “Você parece fazer com a sua mente, o que nós fazemos com as ferramentas. Você altera a matéria e a movimenta por telecinesia.” Korob começa a responder dizendo “Sim, podemos mudar …” quando Sylvia o interrompe, afirmando que ele fala demais. Quando Kirk sugere que grupos de desembarque aparecerão em breve, Korob sela o modelo em um bloco – e acima, a nave é repentinamente cercada por um campo de força diferente de tudo já encontrado, um campo que não vem de lugar nenhum, mas apenas … é.

Na Enterprise, Chekov não consegue analisá-lo. DeSalle ordena que Chekov tente perfurar o campo de força.

Kirk e Spock são devolvidos à masmorra, enquanto McCoy permanece com Sylvia, que pretende interrogá-lo. Kirk e Spock passam algum tempo especulando sobre Sylvia e Korob, e Kirk decide que eles devem ser parados. Suas perguntas e interesses lhe parecem um pouco sinistros. McCoy finalmente retorna, embora tenha sido controlado por Sylvia. Ele, Sulu e Scott levam Kirk para Sylvia.

Enquanto isso, Sylvia e Korob discutem. Sylvia gosta de suas novas sensações e é óbvio que o interesse vai além do plano original. Onde quer que esses alienígenas chamem de lar, eles não têm nada como eles – e ela pretende permanecer aqui. Korob a lembra que eles têm um dever para com Os Antigos, um fato que ela considera sem importância à luz de sua nova paixão.

Kirk retorna à presença de Sylvia, onde descobre que ela também está apaixonada por ele. Ela revela seu plano: livrar-se de Korob e se juntar a Kirk. Mas Kirk a está usando, obtendo respostas por meio da manipulação. Entre outras coisas, ele aprende que o transmutador é a chave de seu poder, um mecanismo que facilita a atualização do pensamento. Mas ela descobre o engano, e faz McCoy, Scott e Sulu puxarem Kirk de volta para sua cela.

Na Enterprise, Chekov relata que eles tiveram um efeito no campo de força, identificando, a princípio, um pequeno campo elétrico.

Jornada nas Estrelas - O Dia das Bruxas
Gato Gigante!

Korob encontra Kirk e Spock; ele revela que liberou a Enterprise e os liberta. Ele também revela que não pode mais controlar Sylvia ou seus peões, e que a considera perigosamente irracional. Ele lamenta, oferecendo sua opinião de que a visita poderia ter sido pacífica. O tempo passa e ele não consegue explicar em detalhes; em vez disso, ele exorta os homens a saírem de sua cela, onde eles encontram novamente o gato preto – agora gigantescamente crescido.

Ato IV

Os homens são forçados a recuar para sua cela, onde tentam escapar pelo teto. O gato força a porta da cela, porém, esmagando Korob. Kirk agora tem a oportunidade de recuperar a varinha.

Escapando pelo teto, Kirk e Spock são confrontados por sua própria tripulação encantada, e uma breve briga termina com os peões de Sylvia fora de ação e o reaparecimento do gato, assim como Sylvia. A varinha que Kirk recuperou é o transmutador, e Sylvia o quer muito. Ela transporta Kirk para longe de Spock para o corredor principal e diz a ele para lhe dar o transmutador. Ela informa que tem um mecanismo menos poderoso e mais simples; que é a varinha de Korob que detém a chave do poder deles. Sylvia está relutante em simplesmente apreender o dispositivo de Kirk, apesar de sua alegação de que ele não sabe como usá-lo.

Jornada nas Estrelas - O Dia das Bruxas
Ornithoids – Forma original de Korob e Sylvia

Finalmente, ela ameaça Kirk com um phaser, exigindo a varinha. Kirk responde quebrando a varinha, um ato que desfaz tudo … quase tudo. Aos pés do grupo de desembarque, dois pequenos alienígenas murcham e caem. Privados de seu transmutador, Sylvia e Korob retomaram suas formas reais e são como Sylvia os descreveu: penas ao vento, uma forma de vida totalmente estranha ao seu universo. Eles morrem rapidamente e ambos os grupos voltam para a Enterprise.

“Tudo isso, apenas uma ilusão.”

“Sem ilusão. Jackson está morto.”

McCoy e Kirk, depois de ver Sylvia e Korob morrerem

Assistir o Episódio

Onde assistir Jornada nas Estrelas?
Assista Jornada nas Estrelas: O Dia das Bruxas!

Review de Jornada nas EstrelasO Dia das Bruxas [Catspaw]

Jornada nas Estrelas – TOS | O Dia das Bruxas [Catspaw] (review)
Star Trek - Catspaw
  • Direção
  • Roteiro
  • Diversão
3
Sending
User Review
0 (0 votes)

Curiosidades sobre o Episódio:

  • O título deste episódio, “Catspaw“, é um termo que descreve uma pessoa usada por outra como um tolo; como McCoy aponta, Scott e Sulu são usados como patas de gato para atrair mais tripulantes.
  • Robert Bloch baseou esse episódio vagamente em seu próprio conto “Broomstick Ride” (“Passeio de Vassoura” em tradução livre). Bloch também escreveu “Do que são feitas as meninas?” Em ambos os episódios, os “Antigos” figuram nos bastidores dos personagens convidados.
  • Embora este tenha sido o primeiro episódio da 2ª temporada de TOS em produção (filmado no início de maio de 1967), ele não estreou até a semana do Halloween de 1967. Foi, na verdade, escrito em um tema “tipo Halloween” exatamente por esse motivo. Este episódio também continua sendo a única produção de Jornada nas Estrelas produzida como um episódio do tipo “especial de férias“.
  • Este episódio marca várias mudanças nos créditos do episódio. Deste ponto em diante, os títulos dos episódios e os créditos finais ficam com a mesma fonte do título principal da série. Diretores e escritores são creditados no início do primeiro ato, em vez de no final do último ato. O nome de DeForest Kelley é adicionado aos créditos iniciais. Além disso, Gene Roddenberry é creditado como criador da série nos créditos de abertura.
  • Vários erros deste episódio podem ser encontrados no “rolo de erros” da segunda temporada.
  • Este episódio introduz dois elementos da trama que foram revisitados nas histórias mais tarde na segunda temporada. Primeiro, o tema dos alienígenas extragalácticos assumindo a forma humana e, em seguida, tornando-se inundados com sensações humanas foi revisitado em “Por Qualquer Outro Nome“. Em segundo lugar, o tema de um homem excêntrico com poderes incomuns e acompanhado por um gato preto aparentemente inteligente, que mais tarde se transforma em uma mulher de cabelos pretos, é revisitado em “Missão: Terra“.
  • A aparência e a maneira de falar das três bruxas são uma reminiscência (embora não necessariamente uma referência direta a) personagens de Macbeth de Shakespeare.
  • As formas de vida Ornitóide eram marionetes compostas de penugem azul, limpadores de cachimbo, pinças de caranguejo e outros materiais. As marionetes eram operadas com fios grossos e pretos que eram claramente visíveis; a maior parte disso foi corrigido na versão remasterizada do episódio.
  • As três bruxas vistas no início do episódio deveriam ser mostradas como cabeças decepadas flutuando, daí a reação do grupo de desembarque ao seu aparecimento. Os personagens usavam gola alta preta contra um fundo preto, com a luz brilhando diretamente no rosto. Infelizmente, o efeito não funcionou e as golas usadas pelos atores podem ser vistas claramente. Mesmo na versão remasterizada do episódio, esse descuido ainda está presente.

Continuidade

Neste episódio, DeSalle usa uma túnica de engenharia vermelha, ao contrário da túnica de comando de ouro que ele usou em “O Senhor de Gothos” e “Deste Lado do Paraíso“. O personagem começou como navegador em “Gothos”, depois serviu como oficial de ciências em “Paraíso”, terminando aqui como engenheiro.

A curta cena de tripulantes em uniformes de gola alta andando em um corredor durante o alerta vermelho é um arquivo de “Onde Nenhum Homem Jamais Esteve“. Isso marca a última vez que esses uniformes são usados por membros da tripulação da Enterprise.

Os eventos deste episódio ocorrem na Data Estelar 3018.2, o que significa que ocorreu logo após os eventos de “A Coleção, Parte II“, cujos eventos ocorreram na Data Estelar 3013.1-3013.2, e antes do episódio “A Licença” cujos eventos ocorrem na Data Estelar 3025.3-3025.8.

Atores Convidados

Jornada nas Estrelas - O Dia das Bruxas
Antoinette Bower como Sylvia
Jornada nas Estrelas - O Dia das Bruxas
Theo Marcuse como Korob

Ficha Técnica de “O Dia Das Bruxas”

Título OriginalCatspaw
DireçãoJoseph Pevney
RoteiroRobert Bloch
TemporadaJornada nas Estrelas (TOS) Segunda Temporada
Lançamento27/10/1967
Lançamento da Versão Remasterizada28/10/2006
Data Estelar3018.2
Ano Terrestre2267
Camisas Vermelhas Mortos01 – Jackson
Jornada nas Estrelas: A Série Original | O Dia das Bruxas [Catspaw]

Episódio Anterior de
Jornada nas Estrelas:
A Série Original

Jornada nas EstrelasA Máquina da Destruição

Próximo Episódio de
Jornada nas Estrelas:
A Série Original

Jornada nas Estrelas – Eu, Mudd

Newton Uzeda

Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.

Concorda conosco ou erramos em algo?