Papo nas Estrelas

Um bate papo sobre Ficção Científica! | Séries de TV | Filmes | Livros | Quadrinhos | Vídeogames |

Short Treks – O Ilusionista [The Escape Artist] Review

Short Treks – O Ilusionista [The Escape Artist] Review

Quando fiquei sabendo inicialmente do retorno de Harry Mudd para o universo de Jornada nas Estrelas em Discovery, tive emoções conflituosas. Mudd sempre foi um de meus personagens favoritos do universo de Jornada, tenho tido sempre um lugar especial no coração dos trekers pelo mundo. No ambiente de produção, o episódio “As Mulheres de Mudd” foi cogitado para os dois pilotos de Jornada nas Estrelas, e o personagem foi cogitado para retornar nos filmes da tripulação original da mesma forma que Khan em “A Ira de Khan“. Mas poderiam os roteiristas de Discovery fazer o personagem funcionar nos dias de hoje?

Depois de assistir “Magia para fazer o homem mais são ficar louco“, tive alguns problemas com a nova versão de Mudd interpretada por Rain Wilson, não exclusivamente pelo trabalho dele, mas justamente pelas escolhas dos roteiristas para o personagem, transformando-o de um trapaceiro bon vivant, em um psicopata assassino. Ao final do episódio, ele acaba por não matar ninguém, devido ao dispositivo de viagem no tempo que ele possuía usado para benefício próprio, e não por não querer matar.

Em “O Ilusionista” [The Escape Artist], é clara a intenção dos roteiristas de corrigir o rumo escolhido, mostrando uma outra faceta de Mudd, muito mais próxima do Mudd de Roger C. Carmel que tanto amamos. Não acho que o episódio resolva por completo os problemas criados na Primeira Temporada de Discovery, mas o esforço é notório e muito bem vindo.

Começando com a seqüência de títulos que converte a música tema do Discovery em uma alegre discoteca (“DISCO“, pegou?), “The Escape Artist” vemos Mudd sendo entregue por um caçador de recompensas a uma de suas vítimas infelizes, um Tellarita chamado Tevrin Krit que acusa Mudd de dormir com seu irmã e depois roubar o “bastão sagrado” de sua família.

Krit planeja entregar Mudd à Frota Estelar e reivindicar a recompensa que eles colocaram em sua cabeça, mesmo quando Mudd protesta que ele “nunca esteve em uma situação como esta antes.” Mas apenas naquele momento, o olhar no rosto de Wilson muda enquanto ele faz um duplo exame de auto-realização em sua própria declaração antes de relembrar uma época em que ele estava exatamente em uma situação como essa antes. É ótimo, porque nos oferece uma nova perspectiva sobre o Mudd. Talvez nem ele sabe quando está mentindo…

Esta é a estrutura do curta, dirigido pelo próprio Wilson, com um flashback aqui e ali e então a revelação de que ele não é Mudd, mas sim uma cópia de Mudd. O que, claro, é uma referência direta ao episódio de TOS I, Mudd”, quando Harry governou um planeta inteiro de robôs. teria Mudd já estado lá antes?

No final, quando descobrimos que o próprio Mudd esteve por trás de toda essa operação, vendendo o robô Mudd após o robô Mudd para vários caçadores de recompensas, não dá para não torcer por ele. Ele finalmente ganhou uma rodada! Claro, não havia Kirk no local para detê-lo. Mas seria este a primeira vitória de Mudd antes de se tornar o grande rival de Kirk? Divertido também é ver uma das cópias de Mudd com a roupa da série clássica.

“The Escape Artist” não tem muito a dizer, mas é divertido enquanto dura, um fio inteligente e bem-humorado que encontra novas maneiras de usar um personagem antigo. Também é um bom exemplo de como esses curiosidades podem funcionar, utilizando personagens recorrentes para histórias que não precisam ser “grandes” necessariamente, mas apenas nos dê um tempo extra com elas. Certamente já estamos cheios de histórias de personagens enfrentando o fim do universo como nós o conhecemos, e as vezes é muito divertido encontrar uma história pessoal, intima, de uma pessoa vivendo sua rotina.

Pensamentos soltos

  • Porque a Federação colocou uma recompensa na cabeça de Mudd? Será que mudaram de ideia depois do final do ultimo episódio?
  • Este episódio confirma que existe sim dinheiro no universo de Jornada nas Estrelas

Veja nossa análise de “The Escape Artist em vídeo

Ficha Técnica

Direção: Rain Wilson

Roteiro: Michael McMahan

Baseado na Obra: Gene Roddenberry

Quer mais Short Treks?

Veja todos os episódios de Short Treks

Newton Uzeda

Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.

Concorda conosco ou erramos em algo?