Papo nas Estrelas

Um bate papo sobre Ficção Científica! | Séries de TV | Filmes | Livros | Quadrinhos | Vídeogames |

Star Trek: Discovery – Temporada 3 (Ep 13) | Aquela Esperança é Você, Pt. 2 | Final de Temporada (Review)

Star Trek: Discovery – Temporada 3 (Ep 13) | Aquela Esperança é Você, Pt. 2 | Final de Temporada (Review)

Episódio Final de Temporada! No último episódio da terceira temporada de Star trek: Discovery, Aquela esperança é você, parte 2: Enquanto a Corrente de Esmeralda aumenta seu domínio e o mistério da Queima é finalmente resolvido, Burnham e a tripulação têm uma última chance de se salvar – e da Federação.

Resumo do Episódio

Dentro do holodeck a bordo da abandonada KSF Khi’eth, o Dr. Hugh Culber, transformado pelo programa para se parecer com um Bajoriano, observa um filhote de gormagander holográfico flutuar no ar enquanto um narrador explica que ele detém o recorde de mais tempo gasto no Lista de Espécies Ameaçadas da Federação. O gormagander se dissolve enquanto voa, um sinal de que o programa está falhando. Perto dali, Su’Kal percebe queimaduras de radiação aparecendo no rosto do Capitão Saru, que foi alterado pelo programa para parecer Humano. Culber relata que o programa está se degradando e mais radiação está chegando; A explosão anterior de Su’Kal causou uma ruptura no casco. Saru tem medo de pressionar Su’Kal com muita força para desligar o programa, já que outra explosão pode destruir o que resta da Federação. Culber sugere que Saru se conecte com Su’Kal explicando que ele também é Kelpien, apesar de sua aparência atual.

Adira Tal chega, tendo descido da nave de Cleveland Booker quando ele resgatou a comandante Michael Burnham. Eles foram alterados pelo programa para parecerem Xahean. Ela cumprimenta Saru e Culber com entusiasmo e explicam que trouxeram remédios adicionais, escondendo-os na boca para que o programa não os ofuscasse na chegada. Gray Tal então aparece, chocando Culber e Saru, que podem vê-lo, embora sua aparência de Trill tenha sido alterada para fazê-lo parecer Vulcano. O programa de alguma forma é capaz de manifestar a aparência de Gray a outras pessoas. Culber o abraça, causando uma onda de emoções no rosto de Gray. O ambiente ao redor deles falha, e Saru instrui os outros três a continuar procurando uma saída. Embora o remédio lhes trouxesse algum tempo, ainda faltavam apenas algumas horas. Eles se afastam como observadores do Monstro.

Na Sede da Federação, a nave principal da Corrente Esmeralda, Viridian, atira nos escudos do complexo. Dentro, várias embarcações da Frota Estelar trocam tiros com a USS Discovery, que está sob o controle de Osyraa. O almirante Charles Vance comanda a USS Voyager-J para liderar a luta contra a Viridian enquanto o resto das naves continuam atirando na Discovery. Kovich reclama que destruir o Discovery põe em risco a mensagem de esperança que o impulso dos esporos representa para os mundos que deixaram a Federação. Vance explica que se Osyraa usar o impulso para alcançar esses planetas primeiro, a Federação cairá.

A bordo da Discovery, Osyraa ordena que seus reguladores disparem contra o emissor do escudo primário do complexo, que está disfarçado como uma matriz de defletor secundário. A tenente Audrey Willa diz a Vance que o emissor vai durar menos de cinco minutos contra a barragem e Vance ordena que a frota atinja a Discovery com mais força. Enquanto Zareh traz Burnham capturada para a ponte, Osyraa diz a Booker que ela usará um soro da verdade desenvolvido pelo Invigilator Aurellio para obter dele a localização de Theta Zeta, o “Planeta de Dilithium” na Nebulosa Verubin. Osyraa diz ao leme para preparar um curso para a Base 755 e para reforços para encontrá-los lá. Furiosa porque sua proposta de aliança foi recusada depois que Vance insistiu que ela fosse julgada por vários crimes, Osyraa dá um tapa em Burnham e diz que eles vão encontrar uma maneira de operar o Motor de Esporos, embora Burnham tenha retirado Paul Stamets do nave. Um regulador relata que a tripulação da Discovery se envolveu em um tiroteio no Convés 7. Osyraa ordena que Booker seja levado à enfermaria e todos os reguladores evacuem imediatamente para o Convés 5 ou superior.

No convés 7, Sylvia Tilly, Gen Rhys, Joann Owosekun, Keyla Detmer, R.A. Bryce, Ina e DOT-23 controlados pelo Esfera trocam dados com os reguladores, que recuam para os conveses superiores de acordo com as instruções de Osyraa. O computador relata que o suporte à vida está sendo desligado e a atmosfera drenada.

O Tenente Teemo relata a Vance sobre a situação, mas eles são incapazes de detectar se há sinais de vida naquela parte da descoberta. Stamets chega e implora a Vance que pare de atirar na nave, pois é a única maneira de retornar ao Planeta de Dilithium e salvar a equipe de campo a tempo. No entanto, Vance rejeita seu pedido, pois não pode cair sob o controle de Osyraa e ordena que ele seja carregado a bordo da Foresight, um transporte de emergência que leva civis para longe da batalha. Os escudos do complexo começam a falhar, permitindo que o Viridian forneça fogo de cobertura para a Discovery escapar. Surpreso, Teemo relata que uma frota da Ni’Var está chegando para fornecer apoio. As Razors de Ni’Var estão bloqueando o caminho de Discovery, então Osyraa direciona o Viridian a implantar seu cache de pesticidas, visando baias de transporte, eclusas de ar e outras entradas. Burnham pede que ela não o faça, dizendo que ela vai convencer Vance a se retirar. Vance está cético, mas depois da insistência de Burnham cede. Burnham é escoltada para fora da ponte enquanto a Discovery e a Viridian vão à dobra máxima, perseguidos por naves da Frota Estelar e Ni’Var.

Ato 1

Saru, sofrendo cada vez mais com a radiação, se oferece para preparar uma refeição com Su’Kal, especificamente sài-núù-lem, um prato Kaminar tradicional. Su’Kal diz que sempre quis fazer isso, mas os hologramas não forneciam boas instruções. Saru se oferece para ensiná-lo, revelando que aprendeu a receita com seu pai. Su’Kal questiona como um holo Humano poderia comer sài-núù-lem e Saru explica que ele não é o que parece e na verdade é Kelpien, embora Su’Kal pareça duvidoso.

Na enfermaria da Discovery, Aurellio explica que o soro vai demorar para trabalhar em Booker, mas Zareh argumenta que ele construiu uma imunidade e exige o uso do dispositivo de bloqueio neural. Osyraa instrui Aurélio a dar a Zareh o bloqueio neural, mas o cientista protesta, argumentando que as habilidades empáticas de Booker significam que o dispositivo lhe causará uma dor terrível. Quando Aurélio resiste, Osyraa o sufoca até que ele perca a consciência. Zareh coloca o bloqueio neural em Booker enquanto Osyraa diz a Burnham que a agonia absoluta acabará por matá-lo. Zareh diz a Burnham que está presa em uma situação sem saída, mas ela diz que não acredita nisso enquanto Booker grita em agonia.

Enquanto comem sài-núù-lem ao redor de uma fogueira, Saru explica a Su’Kal que o holoprograma mudou sua aparência e também muda outras coisas. Su’Kal observa que uma porta próxima levava apenas para Kaminar, mas recentemente ela levou a vários outros mundos. Saru pergunta por que Su’Kal se sente desconfortável em discutir o mundo “externo”. Su’Kal explica que ele deveria ser resgatado por pessoas de fora e pergunta por que, se existe, a ajuda nunca veio. Saru explica que a Queima impediu viagens de longa distância por muitos anos e que sua mãe, Issa, criou o holoprograma para manter Su’Kal seguro, embora ela nunca pretendesse que ele vivesse lá por toda a vida. Su’Kal se levanta e atravessa a porta para a Kaminar holográfica.

Osyraa e Zareh torturam Booker enquanto Burnham implora para que parem. Eles fazem uma pausa para deixá-lo se recuperar, e Osyraa explica que Tilly e os outros, enfrentando privação de oxigênio, estarão inconscientes em 30 minutos e mortos em uma hora. Osyraa diz a Burnham que ela não pode salvá-los, mas pelo menos pode salvar Booker. Ela continua torturando Booker, e Burnham cede, pedindo a Osyraa que pare. Ela se aproxima da cabeceira de Booker, aparentemente para se desculpar por causar-lhe dor, mas de repente bate em um console de comando, envolvendo-os em um campo de força de quarentena. Com Osyraa e Zareh isolados, Burnham e Booker escapam por uma porta lateral.

Na engenharia, Tilly e os outros oficiais estão tendo dificuldade para respirar e compartilham entre eles uma máscara de oxigênio. Owosekun explica que ela tem capacidade pulmonar superior tendo crescido mergulhando em busca de abalone nas Cavernas Ogbunike. Bryce relata que não pode ignorar as funções de comando da Corrente Esmeralda. Uma reinicialização a frio poderia restaurar os sistemas de computador, mas eles teriam que acessar o núcleo de dados. Burnham e Booker, aterrados pelo trava do teletransporte, esgueiram-se pela nave, evitando os reguladores. Burnham tem um plano, mas diz a Booker que ele “fará com que o Sigma X pareça férias“. Usando um dos emblemas do regulador, Burnham transmite uma mensagem de áudio por todo o navio: “Não foi um aniversário particularmente feliz. Mas eu encontrei você. Jogamos sete cartas e bebemos sinteol. Pena que não tivemos fogos de artifício. Nada impede uma festa como fogos de artifício.” Tilly explica aos outros que em seu aniversário no ano anterior, ela estava passando por um “momento difícil” e se escondeu em uma nacele após seu turno. Burnham a encontrou e a distraiu até a meia-noite, sem nunca mencionar o aniversário de Tilly. Tilly percebe que a mensagem de Burnham estava direcionando-a a usar um dispositivo incendiário para desestabilizar os supercondutores que seguravam a nacele agora destacada, tirando a nave da dobra e permitindo que as frotas perseguidoras o alcançassem. Rhys observa que os drones DOT não seriam capazes de disparar as bombas devido aos campos magnéticos, o que significa que os oficiais devem realizar uma missão potencialmente suicida.

Burnham e Booker, enquanto isso, chegam ao núcleo de dados.

Ato 2

Su’Kal retorna e relata que a Kaminar do holoprograma está vazia. Saru explica que o mundo externo é composto de muitos mundos e indivíduos não holográficos, incluindo ele mesmo. Ele também explica que certa vez teve a oportunidade de deixar a única casa que conheceu e também teve medo. O mundo pode ser desafiador, Saru admite, mas também é “bonito, diversificado e cheio de maravilhas“. O programa de Issa foi feito para ajudá-lo a entendê-lo. De repente, o Monstro chega. Saru explica que na verdade está tentando ajudá-lo a enfrentar seu maior medo – o que quer que esteja atrás da porta trancada – ou todos morrerão. Su’Kal foge, procurando o Kelpien Ancião Holográfico.

Culber, Adira e Gray procuram o resto do programa, mas não encontram ninguém. Eles se deparam com uma seção onde o holograma está quebrando no mundo real, e Gray se oferece para explorá-lo, já que não pode ser prejudicado pela radiação por não existir fisicamente. Ao fazer isso, Culber explica a Adira que acredita que Su’Kal é um poliploide, causado quando a separação cromossômica normal é interrompida no útero. Isso faz com que os genes do indivíduo sejam afetados por seu ambiente, que para Su’Kal incluía enormes concentrações de dilítio e radiação. Culber explica que os genes de Su’Kal sofreram mutação para interagir com o dilithium de maneiras únicas. Adira observa que o dilítio tem um componente subespacial e especula que Su’Kal também tem uma conexão genética com o subespaço. Culber percebe que Su’Kal causou a Queima e quase causou outra antes, quando foi perturbado pelo Monstro. Adira postula que seu grito viajou na frequência ressonante dos componentes subespaciais do dilítio. Culber observa que tudo o que o assustou 125 anos atrás deve ter sido muito pior do que sua experiência recente. No entanto, se eles removerem Su’Kal do planeta dilithium, Culber diz que outra Queima pode ser evitada. Gray retorna e relata que o Khi’eth está se desintegrando e seus escudos não aguentarão por muito mais tempo.

Su’Kal descobre que o holograma ancião se foi, o que Saru explica ser um sinal da severa degradação do programa. Os outros chegam e Saru pede a Su’Kal que os leve para a sala trancada.

A bordo da Discovery, Tilly e os demais lutam contra a hipóxia para chegar ao ponto de acesso da nacele. Todos, exceto Owosekun, entraram em colapso, incapazes de se mover. Tilly ordena que ela pegue o oxigênio restante e entregue a bomba sozinha. Pegando a bomba, ela diz a seus colegas de tripulação que ama a todos e sobe em direção ao acesso à nacele.

Em outro lugar, Booker troca fogo com reguladores enquanto Burnham tenta obter acesso a um turboelevador. Eles conseguem entrar, mas não conseguem sair. Momentos depois, os reguladores abrem a porta para encontrar a cabine vazia; Burnham e Booker abriram a outra porta, expondo o interior da Discovery, parados do lado de fora da plataforma. Burnham atira um regulador através do painel do teto e no tiroteio que se segue cai na cabine. Sabendo que o tempo é curto, Burnham salta e cai em outra cabine do turboelevador enquanto viaja pelas áreas mecânicas abertas do Discovery. Booker permanece para trás, lutando contra os reguladores e Zareh enquanto seu próprio elevador se move para a parte inferior com as portas abertas. Burnham força a abertura da porta da cabine em que ela está e pega o único regulador para dentro de surpresa e redireciona para o núcleo de dados. Ela chega ao núcleo de dados e entra em combate com Osyraa e vários reguladores.

Owosekun chega ao ponto de acesso da nacela sem oxigênio suplementar e mal consegue se levantar. Ela coloca a bomba, mas, fraca, desaba antes de sair. Um dos drones DOT-23 controlados pela Esfera de Datos chega, pedindo-lhe para se levantar. Ele estende a mão para ela assim que a bomba explode. A nacele agora desestabilizada, a Discovery é forçada a sair de dobra.

Ato 3

A Discovery entra novamente no espaço normal, cambaleando descontroladamente para fora de seu eixo. A turbulência derruba Burnham e Booker, bem como seus respectivos agressores, no chão. A Viridian cerca a Discovery dentro de uma grande câmara interna para protegê-lo da força perseguidora. Enquanto o turboelevador voa pela barriga do navio, Zareh provoca o Booker, perguntando se ele ou “aquele seu gato gordo” deixaria uma mancha maior por causa de uma queda. Booker, no entanto, consegue ejetar Zareh da cabine, e ele cai para a morte. “Ela é … uma rainha!” Booker grita atrás dele.

No núcleo de dados, Osyraa consegue forçar Burnham contra uma parede feita de matéria programável. Burnham diz que eles não precisam ser inimigos, mas Osyraa responde que tentar negociar com Vance foi um erro. Ela empurra Burnham para trás contra a parede, que a envolve. Osyraa parece satisfeita, mas alguns momentos depois Burnham atira e a mata de dentro da parede antes de emergir e tossir um pouco do assunto. “Sim, bem, ao contrário de você, eu nunca desisto“, diz ela à falecida Osyraa. Burnham reinicia totalmente os sistemas de computador, restaurando os programas da Frota Estelar. Tendo recuperado o controle, ela restaura o suporte de vida em todos os decks, envia os reguladores da Discovery e desvia a energia auxiliar para os escudos. Em um canal para toda a nave, ela ordena que qualquer tripulação que possa ouvi-la se reporte à ponte.

Sua mensagem desperta Owosekun, que fica surpresa ao se encontrar em segurança de volta com seus companheiros. Ela percebe que o drone DOT-23 muito danificado próximo a ela salvou sua vida. O resto acorda e comemora antes de partir para a ponte. Lá eles descobrem Booker, Aurellio e Burnham, que os informa que eles voltaram a usar o mesmo sistema operacional de antes das atualizações futurísticas da Frota Estelar. O Viridian começa a disparar canhões antiprótons na Discovery. Burnham coloca Tilly como capitão interino sobre a situação deles e diz que ela tem uma ideia, mas Tilly diz que eles precisam de sua liderança agora, surpreendendo Burnham. Burnham explica seu plano: ejetar o núcleo de dobra da nave para explodir a Viridian enquanto usa o Motor de Esporos para pular de volta para a nebulosa e salvar a equipe de campo. Aurellio explica atripulação confusa que, enquanto Stamets precisava de DNA tardígrado para operar a unidade, as habilidades empáticas Kwejianas de Booker permitem que ele se conecte exclusivamente a outras espécies e opere a unidade de esporo. Com a tripulação pronta, Burnham faz Bryce avisar a frota aliada para recuar do Viridian e envia Book para o cubo de esporos.

Ato 4

O Monstro leva Su’Kal, Saru e o resto para a sala trancada, embora Su’Kal diga que tem medo de desligar o holograma. Culber diz a ele que não há problema em ter medo. Eles entram, mas Gray fica chateado ao perceber que ele desaparecerá quando o holo for desativado. Adira ainda poderá vê-lo, mas ele percebe que precisa de uma conexão física com o mundo. Culber promete encontrar uma maneira de deixá-lo ser visto por todos.

Su’Kal desliga o holo pela primeira vez em 125 anos. Enquanto a simulação é desconstruída, Adira e Culber assistem tristemente ao desaparecimento de Gray. Eles ficam olhando para a nave degradada e o planeta inóspito. Adira e Culber voltaram às suas aparências humanas. Su’Kal pede ao computador para mostrar a ele o que ele viu que o aborreceu tanto. O computador exibe uma holo-gravação de Issa, perto da morte, e um jovem Su’Kal. O jovem Su’Kal pergunta a ela o que aconteceu com sua família, deitada nas proximidades sob os lençóis, e ela explica que eles não sobreviveram. Com seus últimos suspiros, ela o avisa para não tocar no console até que os resgatadores da Federação cheguem, ela então cai, morta. A visão perturba Su’Kal tanto que ele grita em agonia, causando inadvertidamente a Queima.

O Su’Kal mais velho fica desanimado. Atrás dele, Saru diz a Su’Kal que ele não está mais sozinho. Su’Kal se vira e pela primeira vez vê a verdadeira aparência Kelpien de Saru, ofegando de surpresa. Culber chama a Discovery, mas não obtém resposta.

A bordo da Discovery, Booker promete contar a Burnham a história de seu “mentor“, de quem ele derivou seu novo nome, se eles sobreviverem, explicando que ele tenta viver de acordo com esse nome todos os dias. A descoberta ejeta seu núcleo de dobra e aciona o impulso de esporo para pular. A explosão destrói a enorme Viridian.

Uma gravação holográfica feita por Issa agradece aos salvadores por encontrar Su’Kal e pede que eles o devolvam à família em Kaminar em Narrows Firth. Su’Kal pergunta como ele pode evitar causar outra Queima; Culber explica que isso não acontecerá quando ele deixar o planeta Dilithium. Saru explica que a Queima não foi culpa dele, mas que o ajudará a entender. A Nave balança e avisa sobre falha estrutural iminente. Os quatro se abraçam, mas são salvos quando o Discovery chega de repente. Momentos depois, a Khi’eth desmorona completamente.

A Discovery retorna à sede da Federação enquanto Su’Kal observa com espanto. Burnham chega à enfermaria para testemunhar Culber e Adira cumprimentando Stamets. Embora ela sorria feliz para ele, Stamets se afasta dela friamente. Na engenharia, Owosekun e Jett Reno consertam o drone DOT-23 danificado.

Sem Osyraa, a Corrente de Esmeralda se quebrou rapidamente.

O sucesso da Discovery também despertou o interesse renovado de mundos não pertencentes à Federação, incluindo Trill, que retornou rapidamente, e Ni’Var, que estava considerando se tornar membro. Saru retorna a Kaminar com Su’Kal “para construir uma nova vida“, de acordo com Burnham. Do lado de fora do escritório de Vance, Burnham se depara com Aditya Sahil, que se tornou tenente. Em seu escritório, Vance observa que certa vez repreendeu Burnham por fazer as coisas do jeito dela, mas observa que “será um diabo se o seu jeito também não funcionar“. Burnham o desafia a pensar em novas maneiras de agir no século 32 e ele a pede para comandar a Discovery, surpreendendo-a. Burnham pede que ele espere para tomar tal decisão até que Saru, que apóia sua capitania, retorne de Kaminar, mas Vance diz que a Discovery tem uma missão vital para espalhar combustível do planeta dilithium para mundos em falta que não podem esperar.

Burnham, agora vestindo uma patente de capitão e um novo uniforme da Frota Estelar, entra na ponte da Discovery, onde a tripulação a cumprimenta. A maioria parece feliz, incluindo Adira, que agora usa um uniforme científico da Frota Estelar, mas Stamets mantém uma fachada mais neutra. Enquanto Burnham assume a cadeira de capitão, Tilly relata que a nave de mineração Coloma os espera no planeta dilithium, após o qual eles entregarão dilithium a dois mundos da Federação, cinco mundos não-Federados e uma base estelar que Tilly observa que deseja agradecê-los “com seus famosos gelatos.

Vamos voar“, diz Burnham. A Discovery sai do campo de distorção e desaparece utilizando o Motor de Dobra.

Review de Aquela Esperança é Você, Parte 2

Star Trek: Discovery (s03e13) Aquela Esperança é Você, Pt. 2 (Review)

Imagens de Aquela Esperança é Você, Parte 2

Ficha Técnica de Aquela Esperança é Você, Parte 2

Série:Star Trek: Discovery
Temporada:03
Número do Episódio:13
Direção:Olatunde Osunsanmi
Roteiro:Michelle Paradise
Título Original:That Hope is You, Part 2
Lançamento:07/01/2021
IMDB:https://www.imdb.com/title/tt12047918/?ref_=ttep_ep13
Tópico de Discussão:http://forum.paponasestrelas.com.br/viewtopic.php?f=4&t=115&p=173#p173
Star Trek: Discovery (s03e13) – Aquela Esperança é Você, Parte 2

Episódio Anterior de
Star Trek: Discovery

Star Trek: Discovery – Existe uma Maré

Próximo Episódio de
Star Trek: Discovery

Newton Uzeda

Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.

Concorda conosco ou erramos em algo?