Papo nas Estrelas

Um bate papo sobre Ficção Científica! | Séries de TV | Filmes | Livros | Quadrinhos | Vídeogames |

Arthur C. Clarke – Os Melhores Livros Publicados no Brasil!

Arthur C. Clarke – Os Melhores Livros Publicados no Brasil!

Arthur C. Clarke, um d’Os Grandes da Ficção Científica (Asimov, Clarke e Heinlein) durante a chamada “Era de Ouro da Ficção Científica” e fazendo parte do ABC da Ficção Científica (Asimov, Bradbury e Clarke), Clarke tem um magnífico corpo de obras que se estende por décadas. Embora diversos livros de Arthur C. Clarke tenham sido publicados no Brasil, ainda existem muitas obras inéditas em terrítório nacional ou mesmo fora de catálogo.

Apesar de existirem muitas obras importantíssimas de Clarke que nunca viram as terras tupiniquins, vamos nos focar em quais obras foram publicadas no Brasil e onde encontrá-las para compra.

Mas antes, um pouco sobre o autor.

Quem foi Arthur C. Clarke?

Sir Arthur Charles Clarke CBE (The Most Excellent Order of the British Empire) FRAS (Royal Astronomical Society) (16 de dezembro de 1917 – 19 de março de 2008) foi um escritor inglês de ficção científica, escritor de ciência, futurista, inventor, explorador submarino e apresentador de séries de televisão.

Assinou o Tratado Clarke-Asimov – às vezes chamado de Tratado Asimov-Clarke ou “Tratado Asimov-Clarke de Park Avenue” – afirmava que cada autor se referia ao outro como o maior escritor do mundo em sua especialidade – e se referia a si mesmo como apenas o segundo melhor . Nesses termos, Asimov coroaria Clarke como o melhor escriba de ficção científica de todos os tempos, enquanto Clarke ungiria Asimov como o maior escritor de ciência. Claro, ambos poderiam se coroar publicamente em segundo lugar um do outro.

Livros de Arthur C. Clarke publicados no Brasil

Outros livros de Arthur C. Clarke chegaram no Brasil pela coleção de livros de Ficção Científica portuguesa, a Coleção Argonauta. Neste caso estão em “português de Portugal”.

OBS.: Esta lista será constantemente atualizado conforme outros livros forem sendo lançados no Brasil, ou eu descobrir alguma edição antiga que eu desconhecia. Se, por um acaso, algum livro está faltando, por favor deixe um comentário!

Mas vamos par os livros de Arthur C. Clarke publicados no Brasil!

O Fim da Infância

Childhood’s End – 1953

Em plena Guerra Fria, enquanto russos e americanos se preparam para a corrida espacial, imensas naves surgem sobre as principais capitais do mundo, revelando um dos grandes mistérios da humanidade: O homem não está sozinho no universo.

Seus ocupantes, chamados de Senhores Supremos, dominam a Terra de forma pacífica e melhoram substancialmente as condições de vida. A ignorância, a guerra e a pobreza deixam de existir, dando início a uma era de ouro. Porém, uma dúvida assombra a humanidade: quais seriam os verdadeiros objetivos dos Senhores Supremos? Até quando suas políticas iriam coincidir com o bem-estar dos homens? As respostas para essas questões podem revelar uma verdade aterradora.

Prêmios de O Fim da Infância

  • Indicado ao Prêmio Hugo retroativo de “Melhor Novela” em 2004.

A obra influenciou:

  • A Mini-série homônima de 2015 pelo SyFy.
  • A Música homômina de Pink Floyd do album de 1972, Obscured by Clouds.

Encontro com Rama

Rendezvous with Rama – 1973

No início, apenas algumas coisas são conhecidas sobre o objeto celestial que os astrônomos chamam de Rama. É enorme, pesando mais de dez trilhões de toneladas. E está voando pelo sistema solar a uma velocidade inconcebível. Então, uma sonda espacial confirma o impensável: Rama não é um objeto natural. É, incrivelmente, uma espaçonave interestelar.

Exploradores espaciais e cientistas ligados ao planeta se preparam para o primeiro encontro da humanidade com a inteligência alienígena. Isso vai acender seus sonhos mais selvagens … e estimular seus medos mais sombrios. Pois ninguém sabe quem são os ramaianos ou por que vieram. E agora o momento do encontro o aguarda – logo atrás de uma porta da câmara de descompressão ramaiana.

Prêmios

  • Prêmio Hugo por “Melhor Novela” – 1974
  • Prêmio Nebula por “Melhor Novela” – 1973
  • Prêmio Locust por “Melhor Novela” – 1974
  • Prêmio Jupter por “Melhor Novela” – 1974
  • Prêmio Memorial John W. Cambell – 1974
  • Prêmio da Associação Britânica de Ficção Científica – 1973
  • Prêmio Seium por “Melhor Novela em Lingua Estrangeira” – 1980

Livros da Série Rama

  • Encontro com Rama [Rendezvous with Rama] (1973)
  • O Enigma de Rama [Rama II] (1989) *
  • O Jardim de Rama [The Garden of Rama] (1991) *
  • A Revelação de Rama [Rama Revealed] (1993) *

*Fora de Catálogo – Podem ser encontrados em sebos nas edições da Editora Nova Fronteira.

Gentry Lee escreveu mais duas novelas no mesmo universo de Rama, não publicados no Brasil.

  • Bright Messengers (1995)
  • Double Full Moon Night (1999)

Adaptações:

Encontro com Rama recebeu diversas adaptações em diferentes mídias ao longo dos anos, incluindo uma adaptação de rádio pela BBC Radio 4.

Videogames
  • Rama – Um “Jogo de Adventure” em parser, lançado pela Trillium em 1984. (Apple II, Commodore 64, MS-DOS, MSX)
  • Cita con Rama – Jogo espanhol para MSX2.
  • Rama – Um “Point and Click Adventure” lançado pela Sierra Entertainment em 1996 aos moldes de Myst. Arthur C. Clarke aparece no jogo, juntamente com personagens do segundo livro, O Enigma de Rama. (MS-DOS; Windows; Mac OS; PlayStation)

A Cidade e as Estrelas

The City and The Stars – 1956

Evocação magistral de Clarke do futuro distante da humanidade, considerado seu melhor romance.

Os homens já haviam construído cidades antes, mas nunca uma cidade como Diaspar. Por milênios, sua cúpula protetora bloqueou a decadência e o perigo do mundo exterior. Outrora, deteve poderes que governam as estrelas.

Mas então, como diz a lenda, os invasores vieram, levando a humanidade a este último refúgio. É preciso um homem, um Único, para quebrar a inércia sufocante de Diaspar, para esmagar a lenda e descobrir a verdadeira natureza dos Invasores.

De Volta às Livrarias Brasileiras o Primeiro Romance Clássico de Arthur C. Clarke A imaginação do renomado escritor inglês Arthur C. Clarke marcou para a sempre a ficção científica com uma obra das mais visionárias: romances clássicos como O Fim da Infância, 2001: Uma Odisseia no Espaço e Encontro com Rama. 2001 resultou da colaboração de Clarke na produção do filme homônimo, dirigido por Stanley Kubrick e considerado até hoje um dos melhores de todos os tempos — como na recente pesquisa do British Film Institute que o colocou em sexto lugar.

Antes de todos, porém, veio esta obra que nos leva a uma inigualável projeção da jornada da espécie humana ao futuro mais longínquo. Lançado originalmente em 1956, A Cidade e as Estrelas (The City and the Stars) é a expansão e aperfeiçoamento de “Against the Fall of Night” (não publicado no Brasil), o primeiro romance de Clarke, publicado na revista Startling Stories em 1948 e depois em livro em 1953.

Esta edição da Devir publica pela primeira vez no Brasil o prefácio de Clarke explicando porque reescreveu o romance e em que circunstâncias. Em A Cidade e as Estrelas a humanidade conquistou o Universo para em seguida abrir mão dele e recuar para um último enclave utópico na superfície de uma Terra devastada.


Poeira Lunar

A Fall of Moondust – 1961

Por um milhão de anos, a bolha cresceu, como um vasto abcesso, abaixo da raiz das montanhas. Agora o abscesso estava prestes a estourar. O capitão Harris havia deixado os controles no piloto automático e estava falando com a primeira fila de passageiros quando o primeiro tremor sacudiu o barco. Por uma fração de segundo, ele se perguntou se uma lâmina de ventilador havia atingido algum obstáculo submerso; então, literalmente, o fundo de seu mundo caiu.

Caiu lentamente, como todas as coisas acontecem na lua. O mar estava vivo e em movimento. . . Cada estágio daquela transformação de pesadelo foi impiedosamente iluminado pela luz da terra, até que a cratera ficasse tão profunda que sua parede de fogo se perdesse completamente nas sombras, e parecia como se Selene estivesse correndo em uma curva crescente de escuridão total – um arco de aniquilação.

Na escuridão e no silêncio, eles estavam afundando na lua. . . .

O livro também pode ser encontrado em sebos sob o título de “Os Naufragos de Selene” da Editora Nova Fronteira.


2001: Uma Odisseia no Espaço

2001: A Space Odissey – 1968

Na Lua, um enigma é descoberto.

As implicações desta descoberta são tão grandes que, pela primeira vez, os homens são enviados para as profundezas do nosso sistema solar.

Mas muito antes de seu destino ser alcançado, as coisas começam a dar terrivelmente, inexplicavelmente errado …

Um dos romances de ficção científica mais vendidos do nosso tempo, este livro clássico irá prendê-lo até o fim.

No alvorecer da humanidade, a fome e os predadores já ameaçavam de extinção a incipiente espécie humana. Até que a chegada de um objeto impossível, além da compreensão das mentes limitadas do homem pré-histórico, prenunciasse o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monolito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente. Do passado distante ao ano de 2001, da África a Júpiter, dos homens-macacos à inteligência artificial HAL 9000, penetre a visão de um futuro que poderia ter sido, uma sofisticada alegoria sobre a história do mundo idealizada pela mente brilhante de Arthur C. Clarke.

Livros da Série Odisséia no Espaço

  • 2001: Uma Odisséia no Espaço [2001: A Space Odyssey] (1968)
  • 2010: Uma Odisséia no Espaço II [2010: Odyssey Two] (1982) *
  • 2061: Uma Odisséia no Espaço III [2061: Odyssey Three] (1987) *
  • 3001: A Odisseia Final [3001: The Final Odyssey] (1997) *

* Fora de Catálogo. Podem ser encontrados em sebos nas edições da Editora Nova Fronteira.

2001: Uma Odisséia no Espaço foi imortalizado no cinema pelo mestre Stanley Kubrick no filme homônomo de 1968. O Filme foi inspirado pelo conto “A Sentinela” (Que pode ser encontrado no livro “Sobre o Tempo e as Estrelas“). Clarke foi chamado para desenvolver o roteiro para o filme, que se tornaria o livro.


As Fontes do Paraíso

The Fountains of Paradise – 1979

As Fontes do Paraíso é um romance escrito pelo ícone da ficção científica, Arthur C. Clarke. Vencedor dos prêmios Hugo e Nebula, o livro é capaz de entreter o público com seu enredo grandioso, mas ganha destaque por também instruir seus leitores nos princípios teóricos que viabilizavam suas ideias.

A obra ambientada na ilha ficcional de Taprobana conta duas histórias correlacionadas, porém, separadas por um intervalo de dois mil anos. A primeira delas narra o desafio lançado pelo rei Kalidasa a seus inimigos e aos próprios deuses, ao construir um impossível palácio no topo de um rochedo. Dois milênios depois, Vannevar Morgan, um audacioso engenheiro que não permite que seus projetos sejam detidos por qualquer tipo de imprevisto, idealiza um elevador que ligaria a Terra ao espaço sideral.

Misturando as duas histórias, Clarke mostra sua genialidade ao ligar as consequências no presente de Morgan com as escolhas ousadas de Kalidasa no passado. Sempre questionador, o autor não se atém a uma narração meramente técnica ou histórica, ele também explora as emoções e sentimentos humanos com a mesma maestria demonstrada em outras obras, como O Fim da Infância e 2001: Uma Odisseia no Espaço.

Prêmios

  • Ganhador do Prêmio Hugo por “Melhor Novela” – 1980
  • Ganhador do Prêmio Nebula por “Melhor Novela” – 1979
  • Indicado ao Prêmio Locus por “Melhor Novela de Ficção Científica” – 1980
  • Indicado ao Prêmio da Asssociação Britânica de Ficção Científica – 1979

Livros de arthur C. Clarke que estão fora de catálogo

Vento Solar

The Wind from the Sun – 1972

18 Contos: 

  1. O Alimento dos Deuses [The Food of The Gods]
  2. Maelstrom II [Maelstrom II]
  3. Os Luminosos [The Shining Ones]
  4. O Vento Solar [The Wind from the Sun]
  5. O Segredo [The Secret]
  6. O Último Comando [The Last Comand]
  7. Frankenstein ao Telefone [Dial F for Frankenstein]
  8. Reunião [Reunion]
  9. Playback [Playback]
  10. A Luz das Trevas [The Light of Darkness]
  11. A mais longa história de Ficção Científica já escrita [The Longest Science-Fiction Story ever Told]
  12. Herbert George Morley Roberts Wells, Esq. [Herbert George Morley Roberts Wells, Esq.]
  13. Amar esse Universo [Love That Universe]
  14. Cruzada [Crusade]
  15. O Céu Impiedoso [The Cruel Sky]
  16. Maré Neutrônica [Neutron Tide]
  17. Passagem da Terra [Transit to Earth]
  18. Encontro com Medusa [A Meeting with Medusa]

O Berço dos Super Humanos

Cradle – 1988

O Berço dos Super-Humanos é um livro escrito por Arthur C. Clarke e Gentry Lee, publicado em 1988. Narra a história de três aventureiros em busca de um míssil secreto desaparecido que encontram uma gruta submarina vigiada por baleias que parecem drogadas.

O Terceiro Planeta

Report on Planet Three – 1972

Do autor que trouxe 2001: Uma Odisseia no Espaço vem um universo de ideias encantador e fascinante. Para aqueles de vocês que estão preocupados com o que os vizinhos vão pensar, existe o que é considerado um antigo documento marciano que nos diz o que nosso vizinho mais próximo tem a dizer sobre a vida na Terra.

Posteriormente no livro, Clarke explica a etiqueta apropriada para contatar e lidar com alienígenas do espaço sideral, ou o que fazer se eles chegarem aqui primeiro …

Variando da luz fantástica ao extremamente possível, esta coleção é dividida em cinco seções: Conversa sobre o Espaço; Fora da Terra; A Tecnologia do Futuro; Fronteiras da Ciência; e Filho do Dr. Strangelove, Etc.

De marcianos a magos, aqui está o passeio inesquecível de Arthur C. Clarke pelo Universo – conhecido, desconhecido e por vir.

Um Dia na Vida do Século XXI

July 20, 2019: Life in the 21st Century – 1989

Os futuristas darão as boas-vindas a este livro do prolífico reitor da comunidade de ficção científica, cujo clássico de 1963 Perfis do futuro definiu futuros possíveis, alguns dos quais já se tornaram realidade. Clarke rejeita qualquer rótulo de profeta; de acordo com o subtítulo de Profiles, ele trata dos “limites do possível”. Em 20 de julho de 2019, ele vê um dia na vida do século 21. O livro grande e ilustrado prevê como as pessoas nascem, vivem e morrem. Nós viajamos em estações espaciais em órbita, observamos atletas de 60 anos e 2,5 metros, vemos que as pessoas foram substituídas por computadores e robôs, vemos a maioria dos aspectos da vida – escolas, transporte, medicina, trabalho, filmes. Estas são percepções surpreendentes, mas realistas, de um mestre na arte que, como sempre, escreve com habilidade, sagacidade, clareza e inteligência notável.

Perfil do Futuro

The Profiles of The Future – 1962

Este livro apareceu originalmente em 1962 e foi baseado em ensaios escritos durante o período de 1959 a 1961. Uma vez que se preocupava com as possibilidades últimas, e não com as realizações a serem esperadas no futuro próximo, mesmo os eventos notáveis ​​da última década datam muito pouco. Mas Arthur Clarke revisou o livro, fazendo correções e comentários quando necessário, a fim de mantê-lo atualizado. O autor, entre muitas excursões fascinantes sobre o que o futuro pode trazer, discute a quarta dimensão e a obsolescência da lei da gravidade, a exploração de todo o sistema solar e a colonização de parte dele; mares serão explorados em busca de energia e minerais, e asteróides serão puxados para a Terra para fornecer os materiais necessários; os homens, já maiores do que precisam ser, podem ser criados menores para serem mais eficientes com menos comida.

Sobre o Tempo e as Estrelas

Of Time and Stars – 1978

Coletânea de contos de ficção científica de Arthur C. Clarke:

  1. Os Nove Trilhões de Nomes de Deus [The Nine Billion Names of God]
  2. Um Macaco Imitador pela Casa [An Ape About the House]
  3. Dedos Verdes [Green Fingers]
  4. Problemas com os Nativos [Trouble with the Natives]
  5. Ao Centro do Cometa [Into the COmet]
  6. Nenhuma Outra Manhã [No Morning After]
  7. “Se Eu te Esquecesse, Oh Terra…” [If I Forget Thee, Oh Earth]
  8. Quem Está aí? [Who’s There?]
  9. Todo o Tempo do Mundo [All the Time in the World]
  10. Esconde-Esconde [Hide and Seek]
  11. Robin Hood [Robin Hood, F.R.S]
  12. A Pressão de Dentro [Fires Within]
  13. O Inimigo Esquecido [The Forgotten Enemy]
  14. A Orquídea Relutante [The Reluctant Orchid]
  15. Encontro no Amanhecer [Encounter at Down]
  16. Verificação de Segurança  [Security Check]
  17. Uma Amiga de Penas [Feathered Friend]
  18. A Sentinela [The Sentinel]

O Outro Lado do Céu

The Other Site of the Sky – 1958

O Outro lado do Céu apresenta um vislumbre do nosso futuro: um futuro onde a realidade não está mais contida nas dimensões terrestres, onde o homem aprendeu a existir com o conhecimento de que não está sozinho no universo. Essas histórias de outros planetas e aventuras galácticas mostram Arthur C. Clarke no auge de seus poderes: às vezes perturbador, sempre intrigante.

Contos:

  • Os Nove Bilhões de Nomes de Deus [The Nine Billion Names of God]
  • Refugiado [Refugee]
  • O Outro Lado do Céu [The Other Side of the Sky]
    • Entrega Especial [Special Delivery]
    • Um Amigo de Penas [Feathered Friends]
    • Respire Fundo [Take a Deep Breath]
    • Liberdade de Espaço [Freedom of Space]
    • Transitório [Passer-by]
    • O Chamado das Estrelas [The Call of the Stars]
  • O Muro da Escuridão [The Wall of Darkness]
  • Verificação de Segurança [Security Check]
  • A Derradeira Manhã [No Morning After]
  • Aventura Lunar [Venture to the Moon]
    • A Linha de Partida [The Starting Line]
  • Robin Hood [Robin Hood, F.R.S.]
  • Dedos Verdes [Green Fingers]
  • Tudo que Brilha [All That Glitters]
  • Olhem para o Espaço [Watch This Space]
  • Uma Questão de Residência [A Question of Residence]
  • Campanha Publicitária [Publicity Campaign]
  • Todo o Tempo de Mundo [All the Time in the World]
  • O Casanova Cósmico [Cosmic Casanova]
  • A Estrela [The Star]
  • Vindo do Sol [Out of the Sun]
  • Transiência [Transience]
  • As Canções da Terra Distante [The Songs of Distant Earth]

Ritcher 10

Ritcher 10 – 1996

Lewis Crane era uma criança quando o devastador terremoto de Los Angeles em 1994 destruiu sua vida, deixando-o o único sobrevivente de sua família.

Agora, trinta anos depois, Crane é o principal sismólogo do mundo, com um ódio ardente por terremotos. Determinado a proteger as pessoas do destino de seus pais, ele desenvolveu uma teoria única de previsão de terremotos – mas em um mundo administrado por corporações controladas pela China e uma América dividida mais radicalmente do que nunca em linhas racistas e religiosas, há muitas pessoas que não querem que ele tenha sucesso.

Então acontece: um balanço e um tremor massivos que prometem registrar 8,5 na escala Richter. E apenas Crane sabe que um ‘grande’, ainda maior, está chegando: um incrível Richter 10 que trará destruição inimaginável.

Ele sabe onde. Ele sabe quando. Ele até sabe como impedir. Mas será que alguém – pode alguém – acreditar nele?

A Sonda do Tempo, As Ciências na Ficção Científica

Time Probe – 1967

Seleção de Contos Selecionados por Arthur C. Clarke.

Clarke deu a este volume o subtítulo de “As Ciências na Ficção Científica“. Isso porque, explica ele em sua introdução, “essas histórias foram selecionadas por ilustrarem, cada uma, um aspecto particular da ciência ou da tecnologia modernas – de preferência os aspectos menos familiares, os mais surpreendentes“.

Ressalva, porém, que o objetivo de cada história é, antes de tudo, não “chatear“, mas entreter e deliciar o leitor.

Além dessa introdução, C. Clarke escreveu uma saborosa apresentação de cada autor, situando-os no mundo da ficção científica, revelando também quais suas impressões pessoais sobre eles.

Essas histórias, anteriormente inéditas em antologias, e agora resgatadas de seu esquecimento pelo maior dos escritores do gênero, foram escolhidas para atingir com a mesma força tanto os seus aficionados quanto aqueles que ainda não despertaram para o fascínio da ficção científica.

Estão presentes, além do próprio Arthur C. Clarke, nomes do porte de Julien Huxley, Isaac Asimov, Robert Heinlein, e outros.

Cada conto é focado em uma ciência em particular!

Contos:

  1. E Ele Construiu uma Casa Torta [–And He Built a Crooked House] de Robert A. Heinlein (Matemática)
  2. O Wabbler [The Wabbler] de Murray Leinster (Cibernética)
  3. O Meteorologista [The Weatherman] de Theodore L. Thomas (Meteorologia)
  4. O Negócio das Antiguidades [The Artifact Business] de Robert Silverberg (Arqueologia)
  5. Vovô [Grandpa] de James H. Schmitz (Exobiologia)
  6. Não é a Última Palavra [Not Final!] de Isaac Asimov (Física)
  7. A Maleta Preta [The Little Black Bag] de Cyril Kornbluth (Medicina)
  8. A Cegueira [The Blindness] de Philip Latham (Astronomia)
  9. Respire Fundo [Take A Deep Breath] de Arthur C. Clarke (Fisiologia)
  10. Os Oleiros de Firsk [The Potters of Firsk] de Jack Vance (Quimica)
  11. As Experiências do Dr. Hascombe [The Tissure-Culture King] de Julian Huxley (Biologia)

A Exploração do Espaço

The Exploration of Space – 1959

Este livro foi escrito para responder a todas as perguntas que o “leigo inteligente” faz sobre a nova ciência da “astronáutica” – um assunto que está cada vez mais aos olhos do público. O tratamento, embora cientificamente preciso, é totalmente não técnico e as muitas imagens notáveis em quatro cores – dão uma impressão vívida da maneira pela qual a viagem espacial pode ser realizada. Entre os assuntos ilustrados estão: o reabastecimento de espaçonaves em órbita livre fora da atmosfera, a construção de uma “estação espacial“, um foguete automático de Marte, a base lunar e o amanhecer no planeta de um sol múltiplo. Todas essas ilustrações são baseadas em uma base científica sólida e todos os esforços foram feitos para serem factualmente precisos e evitar a mera fantasia. Nenhuma das dificuldades da viagem interplanetária foi esquecida, e os muitos problemas de engenharia, médicos e similares que devem ser superados antes que a viagem espacial seja possível são totalmente discutidos. O livro também oferece uma imagem clara e legível do lugar do Homem no Universo, descrevendo os planetas que ele pode explorar durante o próximo século, os métodos que poderiam ser usado para colonizá-los apesar de suas condições alienígenas e os efeitos finais que a astronáutica pode ter sobre a humanidade. Independentemente de seu tema interplanetário, A Exploração do Espaço é, portanto, uma introdução fascinante à astronomia e combina emoção e instrução de uma maneira que deve agradar a todos.

Terra Imperial

Imperial Earth – 1980

Terra Imperial [Imperial Earth] é a fascinante odisseia de Duncan Makenzie, viajando de Titã, uma lua de Saturno, para a Terra, como um convidado diplomático dos Estados Unidos para a celebração de seu Quincentenário no ano de 2276. Titã, uma república independente, foi originalmente colonizada da Terra três gerações antes. O desafio inicial de Duncan é se preparar, física e intelectualmente, para a viagem de 500 milhões de milhas à Terra. Uma vez lá, ele é envolvido por uma série de novas experiências, incluindo o turbilhão social e político em Washington, uma estranha visita a uma cidade antiga cuidadosamente preservada que já foi proeminente no século 20 e uma busca e encontro com uma mulher que ele amava desde que ela visitou Titan anos antes.

O Fantasma das Grandes Banquisas

The Ghost From the Grand Banks -1992

Estamos em 2010. Em dois anos, será o centenário do naufrágio do Titanic. Duas das corporações mais poderosas do mundo correm para levantar o navio, mas há outros poderes em ação, e a teoria do caos entra em jogo conforme os planos progridem – e seis corpos preservados são encontrados. Este romance incorpora duas das paixões de Arthur C.Clarke – exploração em alto mar e tecnologia futura – em um conto de mistério e aventura em movimento rápido. Conforme as operações prosseguem, o corpo perfeitamente preservado de uma bela garota é encontrado. Ela não estava na lista de passageiros do navio. A busca para descobrir os segredos do naufrágio e recuperá-la torna-se uma obsessão … e para alguns, fatal.

Publicado também na Coleção Nébula da Europa-América no número 42, com o título de O Fantásma dos Grandes Bancos.

Luz da Terra

Earthling -1973

Luz da Terra faz parte da chamada “Trilogia Espacial” de Arthur C. Clarke, que inclui “Areias de Marte” [The Sands of Mars], “Ilhas no Céu” [Islands in the Sky] e “Luz da Terra” [Earthling], e sendo o único, até este momento a ter sido publicado no Brasil. Sendo que Areias de Marte e Ilhas no Céu podem ser encontrados na Coleção Argonauta.

O tempo: 200 anos após o primeiro pouso do homem na lua. Existem populações permanentes estabelecidas na Lua, Vênus e Marte. Os habitantes do espaço exterior formaram uma nova entidade política, a Federação, e entre a Federação e a Terra uma rivalidade crescente se desenvolveu. Luz da Terra é a história desse conflito emergente.


O Martelo de Deus

The Hammer of God – 1993

No ano de 2110, a tecnologia curou a maioria de nossas preocupações. Mas, mesmo enquanto a humanidade entra em uma nova era de ouro, um astrônomo amador aponta seu telescópio para o canto direito do céu noturno e vê o desastre se projetando em direção à Terra: um pedaço de rocha que pode aniquilar a civilização. Enquanto alguns fanáticos dão as boas-vindas à destruição apocalíptica como um sinal de Deus, as maiores mentes científicas da Terra procuram desesperadamente por uma maneira de evitar o inevitável. A bordo da nave Goliath, o Capitão Robert Singh e sua tripulação devem correr contra o tempo para redirecionar o meteoro para sua rota de colisão mortal. De repente, eles se encontram na missão mais importante da história da humanidade – uma missão cujo sucesso pode exigir o maior sacrifício.

Publicado também na Coleção Nébula da Europa América no número 56, com o Título de O Martelo de Deus.

Contos da Taberna

Tales from the White Heart – 1957

Do lado de fora, era simplesmente um pub londrino de aparência comum, um lugar ao qual você teria que ser guiado mais de uma vez antes de memorizar sua localização, em algum lugar entre a Fleet Street e o Embankment. Mas se, por acaso, um insider o levasse ao White Hart em uma noite de quarta-feira, você teria se encontrado no meio de uma reunião seleta de escritores, editores, cientistas e leigos interessados ​​- bebendo, trocando pedaços estranhos de informação e , gostando ou não, ouvindo as histórias memoráveis ​​de Harry Purvis.

Cientista de profissão, Harry Purvis teve ou ouviu falar de algumas das experiências mais surpreendentes – como a história da orquídea carnívora que foi usada em uma trama de assassinato ou a do computador militar que foi convertido ao pacifismo. Há SILÊNCIO, POR FAVOR, envolvendo um amante rejeitado e um dispositivo que deveria destruir o som; e BIG GAME HUNT, em que um pesquisador ambicioso fica tão envolvido em seu último projeto – controlar o comportamento animal com impulsos elétricos – que esquece um pequeno detalhe importante. Essas histórias podem desafiar seus poderes de lógica e forçar sua imaginação. Mesmo se você duvidar de sua veracidade, eles garantem horas de leitura de FC. Barão Munchausen, afaste-se.

Contos:

  1. Silêncio, por favor [Silence Please]
  2. Caça Grossa [Big Game Hunt]
  3. Patente Pendente [Patent Pending]
  4. Corrida Armamentista [Armaments Race]
  5. Massa Crítica [Critical Mass]
  6. A Melodia Definitiva [The Ultimate Melody]
  7. O Pacifista [The Pacifist]
  8. Os Próximos Inquilinos [The Next Tenants]
  9. A Força do Espírito [Moving Spirit]
  10. O Homem que Arava o Mar [The Man Who Ploughed the Sea]
  11. A Orquídea Hesitante [The Reluctant Orchid]
  12. Guerra Fria [Cold War]
  13. Quanto mais alto… [What Goes Up]
  14. Bela Adormecida [Sleeping Beauty]
  15. A Defenestração de Ermintrude Inch [The Defenestration of Ermintrude]

Canções da Terra Distante

The Songs of a Distant Earth – 1986

Apenas algumas ilhas em um oceano planetário, Thalassa era um verdadeiro paraíso – lar de uma das pequenas colônias fundadas séculos antes por Naves-Mãe robôs quando o Sol se transformou em nova e a humanidade fugiu da Terra.

Hipnotizados pela beleza de Thalassa e oprimidos por seus vastos recursos, os colonos viveram uma existência idílica, sem saber do evento evolutivo monumental que lentamente ocorria sob seus mares …

Então o Magalhães [Magellan] chegou em órbita carregando um milhão de refugiados dos últimos dias de loucura na Terra. E de repente a incerteza e a mudança chegaram ao paraíso plácido que era Thalassa.

Adaptado no álbum homônimo de Mike Oldfield de 1994, contendo 17 faixas.

Newton Uzeda

Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.

4 comentários sobre “Arthur C. Clarke – Os Melhores Livros Publicados no Brasil!

  1. Faltaram os seguintes livros:

    – O Outro lado do céu (contos) (1978)
    – Richter 10 (romance) (1996)
    – A Exploração do Espaço (ensaios) (1959)
    – Terra Imperial (romance) (1980)
    – O Fantasma das Grandes Banquisas (romance) (1992)
    – Luz da Terra (ensaios) (1973)
    – O Martelo de Deus (romance) (1995)
    – A Sonda do Tempo, as Ciências na Ficção Científica (ensaios) (1983)
    – Marte e a Mente do Homem – Com Ray Bradbury (ensaios) (1973)
    – Mundos Perdidos de 2001 (ensaios e contos) (1972
    – Canções da Terra distante (romance) (1986)
    – O Mundo Misterioso de Arthur C. Clarke (divulgação científica) (1982)

  2. Excelente levantamento! Pela Coleção Argonauta foi lançado A Sexta Parte do Mundo, do original The Deep Range, escrito entre o Fim da Infância e o 2011. Adquiri um exemplar faz pouco tempo e ainda não terminei a leitura mas é uma aventura submarina muito gostosa de se ler!

Concorda conosco ou erramos em algo?