Papo nas Estrelas

Um bate papo sobre Ficção Científica! | Séries de TV | Filmes | Livros | Quadrinhos | Vídeogames |

The Expanse – “Monstros Reais e Imaginários” – Segunda Temporada

The Expanse – “Monstros Reais e Imaginários” – Segunda Temporada

Riscos emocionais são tudo em The Expanse, e “Monstros Reais e Imaginários ” [The Monster and The Rocket] está repleto enquanto assassinatos políticos, resgates dos últimos segundos e reviravoltas inesperadas apimentaram o já saboroso drama que colocou amigo contra amigo e aproximou os inimigos. Quem está certo sobre o potencial da protomolécula? Mao, que iria explorá-la; Holden, que iria erradica-la; ou Prax, quem iria argumentar com ela? Isso é um monte de perguntas para levantar no penúltimo episódio da temporada, e como isso vai culminar no último episódio, ninguém sabe.

A tripulação da Roci, agora reduzida a Holden (Steven Strait) e Alex (Cas Anvar) são acompanhados por Meng (Terry Chen), estão em busca do proto-ser que matou uma sala cheia de pessoas em Ganymede e Holden parece quase sanguinário em seu desejo de encontrá-lo e matá-lo, tanto que ele está disposto a arriscar a nave e as vidas dos outros. Alex tenta fazer com que ele acalme pouco e argumenta sobre ser compassivo, descer e conversar com a mortal criatura .

Os escritores fizeram um trabalho especialmente admirável de mostrar o lento declínio de Holden com um foco único na destruição da protomolécula. Ao contrário de Alex, que está admirado com o novo híbrido, especulando: “O modelo de ontem – obsoleto“, Holden persegue tenazmente a criatura que escapou, mesmo correndo o risco de ser visto por uma patrulha marciana ou de ser atraído para uma armadilha. Prax sendo levado como ele se pergunta se esta criatura poderia ser Mei é uma coisa, mas Holden questionando a lealdade de Alex é uma coisa triste para testemunhar. O que tirará Holden de sua cegueira vingativa?

A criatura está provando ser notavelmente elusiva e continua a iludir suas tentativas de capturá-la e matá-la.

De volta a Ganimedes, Naomi (Dominique Tripper) retornou a Sonâmbulo Chorona para oferecer-lhe ajuda para conseguir o espaço digno na nave, a Capitã (Valerie Buhagiar), ainda amargurada com a morte de seu parceiro, recusa-se a ajudá-la, mas Naomi consegue se insinuar a situação de qualquer maneira, talvez porque a Capitão reconheça que ela é muito parecida com ela, uma mulher decidida a se envolver e ajudar.

Enquanto isso, moradores desesperados que precisam se afastar da deterioração da situação estão começando a ficar perigosamente ansiosos e podem se tornar um perigo para si mesmos e para si mesmos em uma tentativa desesperada de fugir que está ameaçando se tornar violenta. O capitão finalmente escolhe o maior cara do público para ajudar a manter a ordem em uma situação caótica que continua a aumentar.

O pânico surge quando os fragmentos de uma nave em órbita explodem. Naomi termina seus reparos, mas não há ar suficiente para todos embarcarem, e enquanto todo mundo está chamando para deixar os refugiados para trás, ela se recusa e até mesmo anestesia Amos quando ele tenta contê-la fisicamente.

Ela se oferece para ficar atrás de lugares comerciais com o grandalhão, se ele conseguir acalmar a multidão e aceitar a realidade de que simplesmente não há ar suficiente para todos, a situação começa a se assemelhar a um dos vários filmes sobre os últimos momentos a bordo do Titanic. Todos começam a cooperar. O grandalhão não permite que Naomi faça seu grande gesto, mas decide ficar atrás de si mesmo.

À medida que a nave parte as autoridades marcianas anunciam que não é permitido voar, e a menos que permaneçam, serão abatidas e em seguida lançam um míssil na Sonâmbula. Obviamente no último momento a Roci chega e destrói o míssil, salva a nave, e todos a bordo. Eles também impedem os marcianos de disparar novamente, ameaçando atirar neles.

Isso é o que torna o clímax do episódio muito mais triunfante. Quando Alex finalmente convence Holden de que eles precisam se preocupar com sua própria família, e eles atacam e destroem o míssil em direção a Sonâmbula, não apenas obtemos outra grande seqüência de batalha no espaço, mas também vemos o lado mais útil da arrogância de Holden. Ele faz com que os navios de patrulha deixem a nave de refugiados em paz. Tudo é perdoado quando Naomi sorri de alívio e em tom de brincadeira cumprimenta a chegada de Holden com: “Você é um filho da puta, esse é o meu status.

Em outra frente, Sadavir Errinwright, que provou ser um pouco vilão no passado, agora ressurgiu como um verdadeiro vilão, matando o Secretário da Defesa Marciana e ordenando a destruição da nave marciana sobre Ganimedes. Ele escolheu matar e escalar a situação que ser julgado por seu mau comportamento por seu papel nos experimentos com a protomolécula, com os quais ele esteve envolvido com Mao.

Para Avasarala e Bobbie, a jornada foi mais física, já que a subsecretária assistente fez seu encontro no espaço com Jules-Pierre Mao, o arquiteto da corrida de armas da protomolécula. Começar o arco da história da Terra com Errinwright passando tempo com seu filho e escrever o que parecia ser uma nota de suicídio foi uma brilhante prestidigitação. Não vemos a Avasarala desequilibrada com muita frequência, mas as sanções que ela impôs à família de Mao foram decididamente menos intensas do que as ameaças que Errinwright agora pôs na mesa, destruindo o Karakum, matando o confidente marciano de Mao e dizendo-lhe “volte para o trabalho”.

Temos que esperar o próximo episódio para descobrir quais repercussões resultarão de sua vilania e como os marcianos responderão, mas podemos ter certeza de que não será bom. Os roteiristas do programa acharam que seria divertido nos dar um suspiro enquanto esperávamos o grande sucesso que está à nossa espera no final da temporada!

Outro grande episódio com alguns desenvolvimentos surpreendentes e com muitas coisas no ar quando a temporada está chegando ao fim. No próximo episódio parece que jogarão fertilizante no sistema de ventilação

“Monstros Reais e Imaginários” foi um episódio que colocou os personagens da série em terreno acidentado. Holden sempre foi um cabeça quente? Alex continua sendo o mais equilibrado da série, e enquanto todo mundo tem passado por turbulências emocionais, ele simplesmente abraçou a ideia de ser o piloto da nave e tem trabalhado continuamente para aperfeiçoar suas habilidades. esse papel, tornando-o eminentemente pragmático.

Naomi é de repente colocada em foco como a heróica idealista romântica que ela é. Ela está teimosamente agarrada ao código de conduta Belter, o tipo de código que as pessoas adotam porque não têm mais nada a que se agarrar com orgulho. Esse episódio também destacou seu relacionamento com Amos em certo grau. Ele, mesmo ferido, ainbda a segue como uma lealdade perigosa e ela ocasionalmente cuida dele quando precisa de atenção.

Chrisjen também é mostrada exibindo suas duas peles naturais, como uma durona mal-humorada  e uma diplomata habilidosa. Não é nenhum segredo que ela esta irritada e mal-humorada porque foi forçada a viajar para fora da Terra a fim de conhecer Mao e, quando o faz, responde a suas brincadeiras educadas sendo rude, grosseiro e indecente dizendo a ele para “chegar à porra ponto”.

Shohreh Aghdashloo é notável em sua interpretação de seu papel, ela entra em cena como realeza, sua presença é quase palpável. Eu adoro vê-la usar a menor inflexão ou um gesto para acompanhar seu diálogo. Ela tem a capacidade notável fazer sem deixar claro que está fazendo. Ela é bem versada em roubar uma cena quando quer sem exercer nenhum esforço perceptível.

Quanto ao próprio Jules-Pierre Mao, ele permanece enigmático e agora admite abertamente experimentar a protomolécula em parceria com Marte. Ele se mostra convencido de que é intocável e não tenta ocultar seu óbvio desprezo por alguém que não faz parte de seus planos atuais.

Este foi um episódio agitado que deixou qualquer finalização da temporada para o episódio que vem, teve os desenvolvimentos dramáticos necessários que o mantiveram bastante interessante sem arrancar o teto para expor tudo o que a série ainda tem em estoque com suas múltiplas histórias. Por exemplo, não ouvimos falar de Vênus esta semana, embora muita coisa tenha sido revelada de outras formas em relação à narrativa do programa.

Conforme a dinâmica do personagem muda e se reajusta a novas circunstâncias, The Expanse está claramente se preparando para um final explosivo. Os espectadores astutos, sem dúvida avistaram o brilho de azul no porão de carga do Rocinante: evidência de um clandestino a bordo. A tripulação estará confrontando a criatura de olhos azuis diretamente. Será a filha de Prax transformada? A tensão entre Marte e a Terra será ainda maior por causa do que aconteceu com Mao e Avasarala, ou a situação de Ganimedes será desarmada, uma vez que não há mais nada a defender? Aconteça o que acontecer, o final provavelmente trará as coisas à tona e definirá a terceira temporada decisivamente.

Pensamentos soltos no Espaço

  • Um toque muito bacana foi Bobbie enchendo sua boca com sanduíches de pepino? A oportunidade de experimentar algo pela primeira vez, colocam um ar de criança na soldado durona. Facilmente uma das cenas que mais gostei da temporada toda!

Veja nossa análise em vídeo!


Quer mais The Expanse?

Veja nosso Guia da Segunda Temporada de The Expanse com todos os Episódios!

Episódio Anterior: Aqui há Dragões

Próximo Episódio: A Guerra de Caliban (*Em Breve)

Newton Uzeda

Newton Uzeda, o Terceiro de seu Nome, Viajante de muitos Mundos, Sonhador de Fantasia, Leitor de Sci-fi, o Desafiador da Máquina, o Colecionador de Mundos, o "Último dos Renascentistas", Guardião de Histórias e o Questionador de Autoridades.

Concorda conosco ou erramos em algo?